Como tornar a sua empresa “lixo zero”?

478 views

Resíduos gerados no dia a dia de uma empresa, como os copos plásticos, podem ser reciclados e, assim, contribuir para um ambiente mais saudável

Sustentabilidade não é mais uma questão de preferência. Devido à rápida evolução da opinião pública com relação à preocupação com a preservação ambiental, as empresas devem se posicionar e buscar maneiras práticas de reduzir a quantidade de resíduos que geram em suas atividades diárias. E mesmo que pareça distante da realidade, hoje em dia existem muitas maneiras de tornar uma empresa “lixo zero” ou, pelo menos, procurar reduzir o volume de resíduos gerados de forma prática e segura.

O que é uma empresa lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance, lixo zero ou zero waste (em inglês) é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária, criada para orientar as pessoas na mudança de seus estilos de vida. Neste conceito, todos os materiais descartados são reciclados ou reaproveitados de alguma forma, ou seja, é uma maneira que permite dar um destino correto aos diversos tipos de resíduos, evitando que sejam descartados em aterros ou no meio ambiente.

Por que ser uma empresa ecologicamente correta?

Uma pesquisa feita pelo Ibope em maio de 2018 diz que 97% dos brasileiros consideram a reciclagem importante, mas 56% dos entrevistados não utilizam coleta seletiva.

Esse é um dado que precisa ser revertido urgentemente e, uma das maneiras de fazer isso, é começando pelo local de trabalho.

Além de contribuir para um ambiente mais saudável, ser uma empresa ecologicamente correta pode trazer muitos benefícios e ainda novas oportunidades de negócios. Muitos clientes e fornecedores valorizam boas práticas ambientais. Uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster no ano passado, mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Comece por uma ação

Se você deseja fazer algo de bom pela sua empresa e pelo meio ambiente mas não sabe como começar, você pode iniciar implementando um Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. Este programa foi criado para dar um destino correto a este resíduo que é feito de material 100% reciclável e pode ter um reaproveitamento total, quando descartado e coletado da forma correta.

Além disso, este programa não só faz a coleta e encaminha o material para recicladoras, como também orienta e incentiva as empresas a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

O programa é realizado pela Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental e conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova.

Se a sua empresa também faz uso dos copos descartáveis e não deseja vê-los no meio ambiente, não deixe de participar desse programa. Para saber mais basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que passará todas as informações sobre como é feita a logística reversa dos copos descartáveis.