Campanha de Copos Completa 1 ano de coleta

46 Visualizações

Ação de coleta de copos completa um ano com mais de 10 milhões de copos destinados para a reciclagem

O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) da plataforma Wecycle, parceria entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, nasceu com o objetivo de promover a importância do descarte correto de um dos objetos descartáveis mais usados no dia a dia das empresas: o copo plástico de polipropileno, um material 100% reciclável.

O programa nasceu em julho de 2018, teve o seu início em agosto e, neste período, conseguiu dar um destino correto para mais de 10 milhões de copos, reinserindo-os no ciclo da reciclagem.

Descarte adequado faz toda a diferença

Muitas pessoas defendem o fim dos plásticos, como forma de preservar o meio ambiente. Mas, imagine como seria um mundo sem plásticos: sem ele, voltaríamos a usar mais vidro, papel e madeira, tornando os materiais mais pesados, menos práticos, isso sem falar na questão da saúde.

Os copos descartáveis, por exemplo, foram criados nos EUA, no início do século passado, como uma medida de saúde pública, para evitar a propagação da tuberculose. Muitos anos se passaram e o seu uso acabou sendo difundido pelo mundo, facilitando a vida de muitas pessoas e evitando a propagação de doenças.

Mas para que haja um equilíbrio, ou seja, para que o uso deste material seja benéfico sem causar danos ambientais, é fundamental que cada indivíduo seja responsável pelo resíduo que gera, procurando sempre destinar o seu lixo para a reciclagem. “A proposta do Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno, da plataforma Wecycle, é disseminar informações e também estimular boas práticas sustentáveis junto a companhias de diferentes perfis e setores da economia”, diz o diretor da Dinâmica Ambiental, Hélio Makoto Hatisuka Junior.

O que faz a diferença neste programa, é que os copos de polipropileno são coletados nas empresas de forma organizada e sem mistura com outros materiais, evitando a contaminação deste importante resíduo. Outra vantagem é que, quando são coletados desta forma, um saco de lixo consegue acondicionar muito mais copos, utilizando menos espaço e facilitando a logística.

Os copos coletados nas empresas são levados para recicladoras parceiras para serem transformados em resina pós-consumo, empregada na fabricação de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros.

Além de dar forma a outros produtos, o resíduo plástico alimenta outras atividades produtivas, ajudando na geração de emprego e renda para muitas pessoas. O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) é a prova de que, quando descartado corretamente, os copos plásticos podem trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais, fechando o ciclo do desenvolvimento sustentável.

Quer saber como fazer parte da solução para os copos plásticos? Acesse aqui o site da plataforma e conheça melhor este programa.