Braskem inaugura Sistema Itinerante de Reciclagem em Porto Alegre

250 Visualizações

Projeto mostra todas as etapas do processo de reciclagem do plástico, ressaltando a importância do consumidor em seu ciclo.

Neste fim de semana, o Sistema Itinerante de Reciclagem fez sua estreia durante a Virada Sustentável de Porto Alegre (RS). Criado com o objetivo de demonstrar de maneira interativa o processo de reciclagem para os consumidores e valorizar os resíduos plásticos após seu consumo, o projeto conseguiu aproximar consumidores de todas as idades das etapas do processo de reciclagem do plástico.

O sistema nos faz repensar sobre alguns hábitos e entender a importância de nossos atos dentro de casa na hora do descarte. Como é o caso de Carina Dundich, que visitou o local e se impressionou com a proposta do projeto. “É interessante para as pessoas se conscientizarem sobre a preservação do meio ambiente. Temos que começar em casa a separação [dos resíduos]. Nós somos muito responsáveis pela natureza e as nossas ações refletem no meio ambiente.”

“Por meio do sistema itinerante, é possível tirar todas as dúvidas a respeito do processo de reciclagem do plástico e ainda interagir com cada etapa. Esse sistema nos faz perceber o quão importante é separar os resíduos e descartá-los corretamente”, comentou Hélio Hatisuka, que estava presente durante a Virada Sustentável.

Constituído por módulos interativos que demonstram o processo de reciclagem do plástico de forma interativa e divertida , o Sistema Itinerante de Reciclagem despertou a curiosidade de muitas pessoas que passavam pelo local. “Achei muito legal, fiquei muito surpresa com a brincadeira. Achei muito divertido”, disse Luciana Andreatta.

Reciclar é transformar

A Braskem, considerada a maior produtora de resinas plásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, idealizadora do projeto, visa que por meio dessa experiência de aproximação entre consumidor e etapas de reciclagem do plástico, o público se sinta incentivado a consumir de forma consciente e colaborar com o processo de reciclagem, valorizando a cadeia produtiva do plástico.

“A questão da educação ambiental é muito importante. Quando você separa e quando descarta corretamente, você também já está impulsionando [o material] para outra parte do ciclo que é o recolhimento, a destinação correta e ainda transformar isso em um processo produtivo ou em outro produto. E, desta forma, reinserir esses produtos dentro da cadeia de consumo novamente”, disse Claudia Bocciardi, Diretora de Marketing Corporativo da Braskem.

Não foram só os consumidores presentes na Virada Sustentável que agradeceram pelas informações sobre o processo de reciclagem. Grace Aparecida Lemos, membro de um cooperativa de reciclagem da região, ressaltou que projetos como esses a ajudam muito na hora de trabalhar. “Hoje nossa maior dificuldade são as pessoas separarem o material. Se as pessoas separassem pelo menos o orgânico do lixo seco já aumentaria bastante a renda dos cooperados.”

Conheça o sistema

De forma circular, o sistema criado mostra as seguintes etapas de maneira informativa e interativa: separação, trituração, lavagem e secagem, extrusão e transformação. Em cada processo, o público é capaz de obter informações relevantes e educacionais sobre o processo. Além disso, é possível interagir com as etapas de reciclagem e se divertir.