Amphenol adere ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno PP

182 views

A empresa, que é uma das maiores do mundo na fabricação e comercialização de conectores e sistemas de interconexão elétricos, eletrônicos e de fibra ótica, também demonstra a sua responsabilidade socioambiental

A Amphenol é uma empresa especializada em conectar pessoas. Com fábricas no mundo inteiro, a companhia projeta e fabrica cabos coaxiais e conectores de CATV, cordões, conectores e armários ópticos para aplicações em banda larga e cabos especiais para telecomunicações.

E, além disso, a sustentabilidade não fica de fora das ações da Amphenol. “Ao investir em nossos funcionários, clientes e meio ambiente, a Amphenol Broadband Solutions visa criar valor a longo prazo para as partes interessadas, com foco nas facetas ecológicas, sociais, culturais, econômicas e éticas de nossos negócios”, explica a assistente em sustentabilidade, Thais Dutra.

A empresa possui um grupo de Multiplicadores Ambientais, que une colaboradores de vários setores. Atualmente, o grupo conta com 20 pessoas que ajudam na conscientização de todos e também no desenvolvimento de projetos e ações, como plantio de árvores, palestras e coleta seletiva.

Programa de reciclagem de copos

Thais conta que a empresa decidiu aderir ao Programa de Reciclagem de Copos de Polipropileno PP, da Plataforma Wecycle, quando chegou à conclusão de que somente a separação interna não era suficiente. “Não queríamos de que esse resíduo tivesse como destinação final o aterro. Em uma reunião com o pessoal da Braskem, foi apresentado esse projeto e repassado o contato para a Dinâmica Ambiental”, conta.

Foi então que a empresa realizou um mapeamento dos setores com maior consumo de copos e foi constatado que os copos descartáveis poderiam ser substituídos por squeezes.

Mas, nos setores que recebem visitas, esta substituição não seria possível, então, a empresa decidiu apostar no programa de reciclagem de copos, para que estes descartáveis também tivessem um destino adequado. “Nossa média de consumo era 18 mil copos mensais. No último mês foram consumidos 8 mil, um número que ainda vamos conseguir diminuir ao longo deste ano”, avalia Thais.

Como participar do Programa de Reciclagem de Copos?

O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP) faz parte de uma iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental e tem como objetivo orientar e incentivar as empresas a instituírem melhores procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

É muito simples fazer parte do Programa: basta entrar em contato com um dos representantes e adotar o uso dos copos de polipropileno (PP) na sua empresa, já que este é um material com boa resistência térmica, além de quebrar com menos facilidade e ser 100% reciclável.

Feito isso, os copos passam a ser coletados por uma equipe da Dinâmica Ambiental e posteriormente são encaminhados para recicladoras parceiras do Wecycle. O material é transformado em resina pós-consumo, que pode ser empregada na fabricação de novos produtos.

Durante este processo, também serão coletados dados sobre a geração de resíduos e índices de reciclagem, tudo para uma melhor valorização dos materiais.

O programa conta com o apoio de empresas engajadas ambientalmente como Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos.