A importância do descarte correto!

1.261 Visualizações

Inúmeros resíduos descartados incorretamente poluem o planeta, sendo considerados vilões. Seu descarte inapropriado após o uso causa grande impacto ambiental, ocasionando danos ao planeta.

Mas a grande questão é, quem realmente é o vilão? O resíduo ou o ser humano que não descarta corretamente seu próprio lixo? Afinal, quando descartado de modo correto, uma embalagem plástica, por exemplo, pode se tornar uma nova resina para a fabricação de novos produtos.

Quando o plástico ou qualquer outro resíduo reciclável é descartado em lixões, aterros, ruas, avenidas, florestas ou qualquer outro local que não seja propício, são gerados grandes impactos para o meio ambiente, mas não somente o impacto direto que é a contaminação do planeta pelo resíduo.

Existem outros impactos muito maiores do que a contaminação causada pelo resíduo no meio ambiente no momento do descarte. Você já parou para pensar o quanto de matéria-prima, energia, água, oxigênio, entre outros, foi consumido para a fabricação daquela embalagem que estamos descartando? E que descartando de forma incorreta, tudo isso será perdido e teremos a necessidade novamente de extrair matéria-prima, consumir energia e água para a fabricação de outra embalagem?

Por isso, é necessário que a sociedade entenda e aprenda que descartar o lixo de forma correta, em locais apropriados, em coletores seletivos e de forma certa é fundamental para que possamos reduzir os impactos gerados durante todo o processo de fabricação do produto. Afinal, o resíduo é gerado no momento do consumo, ou seja, o consumidor tem em suas mãos o poder de decidir se quer poluir ou reciclar.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), diz que a logística reversa é responsabilidade de todos (responsabilidade compartilhada), setor público, privado e sociedade. Ou seja, se nós não nos conscientizarmos, não teremos um futuro sustentável.

Pensando nisso, a Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental criou um programa que incentiva o descarte correto e educa as pessoas a fazerem o certo pelo mundo. O Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP), orienta e incentiva organizações a instituírem melhores procedimentos de logística reversa para o destino correto de copos descartáveis após o seu uso.

O Programa tem o apoio das empresas Altacoppo, Copobras e Jaguar Plásticos e faz parte da plataforma Wecycle, que tem como principal objetivo disseminar informações e boas práticas sustentáveis junto a companhias de diferentes perfis e setores da economia.

Atitudes pequenas como separar o lixo de casa, organizar o que é orgânico e reciclável e enviar para destinos apropriados, valem a pena. Isso é cuidar da cidade onde você mora, é cuidar do seu país, cuidar do mundo e consequentemente, é cuidar de você!

Conheça mais sobre o Programa de Logística Reversa! Acesse: Programa de Reciclagem de Copos Plásticos de Polipropileno PP.