4 resoluções para um ano novo sustentável

211 views

O ano está terminando e é hora de refletir sobre as resoluções de ano novo. Que tal incluir na sua lista algumas iniciativas em prol do meio ambiente? Confira as nossas sugestões

Já estamos praticamente em 2020 e agora as pessoas começam a pensar no ano que passou e quais comportamentos devem ser mudados para que no novo ano seja possível conquistar uma vida mais plena, saudável e feliz.

E porque não aproveitar esse momento para incluir na sua lista algumas atitudes individuais, em benefício do planeta? Se você deseja fazer algo, mas ainda não sabe por onde começar, confira essas dicas que você pode adotar para mudar a forma como se relaciona com o meio ambiente!

1. Faça parte do “segunda sem carne”

Este movimento surgiu em 2003 nos Estados Unidos e já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Para participar, basta retirar do cardápio qualquer tipo de carne e alimentos de origem animal toda segunda-feira. Você pode estar se perguntando: como esta atitude pode trazer benefícios para o planeta? Imagine que para a produção de um quilo de carne são necessários cerca de 15 mil litros de água… além disso, a devastação das florestas também está relacionada com a produção da carne, já que é necessário espaço para a criação dos animais e para o cultivo de soja que irá alimentá-los. Pode parecer pouco retirar a carne do cardápio um dia por semana, mas quanto mais pessoas aderirem a esta iniciativa, melhor será para o planeta.

2. Deixe o carro em casa um dia na semana

Tanto faz se você vai de transporte público, bicicleta ou mesmo a pé! O que vale é se comprometer a, pelo menos, uma vez na semana deixar o carro na garagem. Os benefícios desta prática podem ser comprovados através de um estudo realizado pelas universidades de East Anglia (UEA) e York, que observou 18 mil pessoas que trocaram o carro por outras formas de locomoção, durante uma década. Na pesquisa, os estudiosos observaram que aqueles que tinham viagens mais ativas (a pé ou de bicicleta), apresentaram maiores níveis de bem-estar do que os que dirigiam ou usavam condução.

3. Comprometa-se a comprar café apenas em xícaras reutilizáveis

Aqueles copinhos de café de papel, podem parecer até ecologicamente corretos mas, na verdade, eles são um problema para o meio ambiente. Por serem revestidos por uma película de plástico, a reciclagem desse material se torna difícil e eles acabam indo para os aterros.

Agora, se você trabalha em uma empresa que utiliza os copos descartáveis de plástico, saiba que este material é 100% reciclável e existem iniciativas focadas em solucionar esta questão de maneira eficaz, como o Programa de Logística Reversa de Copos Plásticos de Polipropileno (PP). O projeto já conquistou diversas empresas, entre elas: Dasa, Ghelfond, Aquapolo, Saint-Gobain e outras dezenas de companhias. O projeto é uma iniciativa da Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental e conta com o apoio da Jaguar Plásticos, Copobras e Altacoppo. O objetivo principal é orientar e incentivar organizações e consumidores a instituírem melhores práticas ambientais, promovendo o descarte correto, sua reciclagem e transformação. Os copos plásticos coletados no Programa são transformados em resina pós-consumo, matéria-prima que será utilizada na fabricação de novos produtos.

4. Organize um mutirão de limpeza

Não é preciso esperar o poder público para tomar a iniciativa de limpar uma rua, praça ou até mesmo uma praia. Esta é uma prática bastante comum em países da Europa e o maior mutirão de limpeza ocorreu em 2008, na Estônia, quando um grupo de 50 mil pessoas se reuniu para limpar o país inteiro em apenas 5 horas. É claro que você não precisa limpar o Brasil, como fizeram na Estônia, mas se conseguir reunir um grupo para limpar uma praça, já será um grande ato de grande ajuda para o meio ambiente.

E então, já decidiu qual será sua resolução ambiental de ano novo? Conte para nós! 😉