Zoox, da Amazon, lança o seu primeiro “Robô Táxi” sustentável e autônomo

188 views

Veículo promete revolucionar a locomoção nos ambientes urbanos

A empresa de mobilidade autônoma da Amazon, Zoox, lançou um veículo elétrico autônomo, totalmente funcional, projetado para ambientes urbanos.

O Zoox é o primeiro na indústria a apresentar um “robô táxi”, que combina inteligência artificial, robótica, design avançado e sustentabilidade, para dar vida à sua nova visão de transporte pessoal – tornando o futuro mais seguro, limpo e agradável para todos.

Projetado e fabricado nos EUA, o Zoox é o único veículo a oferecer recursos de direção bidirecional e direção nas quatro rodas, permitindo manobrar em espaços compactos, além de facilitar a mudança de direção sem a necessidade de marcha à ré. Com 3,63 m de comprimento, o veículo possui uma das menores pegadas ecológicas da indústria automotiva.

O veículo apresenta uma configuração de assentos simétricos face a face com quatro assentos (que elimina o volante) e é totalmente diferente dos bancos vistos em projetos de carros convencionais. O veículo também conta com bateria de 133 kWh, uma das maiores disponíveis em veículos elétricos atualmente, permitindo operar por até 16 horas contínuas com uma única carga.

“Estamos transformando a experiência do condutor para fornecer mobilidade como serviço superior para as cidades. E conforme vemos as estatísticas alarmantes sobre as emissões de carbono e acidentes de trânsito, é mais importante do que nunca construirmos uma solução sustentável e segura que permita aos passageiros ir do ponto A ao ponto B”, disse Aicha Evans, CEO da Zoox em comunicado para a imprensa.

O design do veículo conta com mais de 100 inovações de segurança não apresentadas em carros convencionais, incluindo um novo sistema de airbag para veículos bidirecionais e assentos de transporte que envolve os passageiros, o que equivale a proteções de segurança cinco estrelas para todos os quatro assentos.

Os veículos utilizam uma arquitetura de sensor única de câmeras e radar que ajudam a obter um campo de visão incomparável de 270 graus em todos os quatro cantos do veículo, eliminando pontos cegos típicos e permitindo que o veículo rastreie objetos próximos e atrás dele de forma consistente, incluindo pedestres, ciclistas e outros usuários da estrada.

O Zoox foi fundado em 2014 com o objetivo de produzir veículos com emissões de carbono zero e projetados para serem totalmente autônomos. A empresa foi adquirida pela Amazon em 2020 e opera como subsidiária independente. O Zoox atualmente está sendo testado em Las Vegas, São Francisco e Foster City, nos Estados Unidos.

Fotos:  Divulgação | Zoox