istock.com / Petmal A moda sustentável vem ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que as pessoas estão buscando por alternativas que causem menos ou nenhum impacto ambiental.

A necessidade imediata de cuidar e preservar a natureza vem criando um novo conceito no mercado e incentivando empresários a adotar métodos sustentáveis em seus produtos e serviços que são oferecidos ao consumidor.

Desde o reaproveitamento de materiais ao desenvolvimento de técnicas novas de produção que causem menos ou nenhum impacto à natureza, essas iniciativas vêm crescendo e redirecionando a economia da moda, valorizando um estilo cada vez mais consciente de se vestir.

A moda é criada por meio das tendências indicadas pela sociedade, sendo expressada no jeito de se vestir e até mesmo nas atitudes, costumes e valores do momento. Com isso, o conceito de estética é modificado de acordo com inúmeros fatores que se distinguem em culturas e épocas diferentes. A união de ética e estética vem criando o conceito de moda sustentável, em que os valores da sociedade já expressos no jeito de se vestir ganham um patamar ainda mais especial.

10 marcas nacionais que investem na moda sustentável

Honey Pie

Conscientes da procedência de todo o material utilizado e com profissionais do seu atelier, a marca utiliza apenas produtos são 100% nacionais.

787

A sustentabilidade é utilizada em todos os procedimentos da fabricação das T-shirts da marca, produzidas com tecidos brasileiros de empresas que seguem as normas trabalhistas, tintas à base de água e materiais reciclados.

A Fine Mess

A produção é toda brasileira e com produtos originados de maneira a respeitas a natureza.

Another Land

Utiliza tecidos ecológicos e feitos de garrafas pet e fibras naturais.

Bordado Suíço

Oferece peças bordadas a mão e personalizadas.

Comas

Utiliza a técnica do upcycling, em que produtos descartados são recuperados e transformados.

Insecta Shoes

Marca vegana, sustentável, artesanal e com produtos exclusivos.

PP

A marca usa peças de couro descartado pelas indústrias calçadistas, para que não haja a necessidade de produzir mais lixos tóxicos a partir de pele de animais.

Lina Delic

A valorização da mulher na sociedade faz parte da proposta da marca.

Zerezes

A empresa faz óculos com resíduos de madeiras redescobertas.