SP lidera ranking de cidades com potencial de crescimento no Brasil

709 views
iStock.com / filipefrazao São Paulo alcançou também o topo no ranking no setor de tecnologia e inovação.

Uma pesquisa divulgada no começo do mês de junho apontou que São Paulo é a cidade com maior potencial de desenvolvimento do país, após avaliação de 700 munícipios brasileiros. O estudo, que está em sua segunda edição, foi elaborado pelas empresas Urban Systems e Sator, especializadas neste tipo de análise.

De acordo com a publicação, os municípios foram avaliados em 11 setores (são eles: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, saúde, educação, tecnologia e inovação, energia, empreendedorismo, governança, economia e segurança) com base em mais de 70 indicadores.

A capital paulista, segunda colocada em 2015, superou o Rio de Janeiro após apresentar a ampliação do eixo de mobilidade e acessibilidade, com destaque para a implantação de 150 km de ciclovias e 460 km de faixas exclusivas para ônibus espalhadas por vários pontos da cidade. São Paulo alcançou também o topo no ranking no setor de tecnologia e inovação, por conta de sua boa oferta de infraestrutura de comunicação, superior às outras cidades.

Em relação aos outros setores, o Rio de Janeiro conquistou a primeira posição em economia e empreendedorismo, Vitória (ES) lidera na saúde e educação, Belo Horizonte a melhor colocada no meio ambiente e Curitiba recebeu a melhor avaliação em governança e urbanismo. Apesar de não estarem no top 10 geral, o município de Ipojuca (PE) tem o primeiro lugar no ranking de segurança e Guarapuava (PR) tem o melhor desempenho em energia, respectivamente.

Importante destacar que, a seleção dos 700 municípios foi feita com base nas informações oficiais fornecidas por mais de cinco mil cidades de todo o país. Em paralelo ao estudo principal, os pesquisadores apresentaram também o ranking de porte das cidades. O município paulista de Amparo ficou em primeiro lugar na categoria até 100 mil habitantes e a capital capixaba obteve a melhor avaliação para cidades com população de até 500 mil pessoas.

Confira abaixo o ranking das 10 cidades com maior potencial de crescimento do Brasil. O ranking completo você pode conferir e baixar aqui.

Colocação Cidade Pontuação
São Paulo (SP) 35,714
Rio de Janeiro (RJ) 34,963
Curitiba (PR) 34,884
Brasília (DF) 33,844
Belo Horizonte (MG) 33,187
Vitória (ES) 32,909
Florianópolis (SC) 32,507
Barueri (SP) 31,989
Recife (PE) 31,864
10º Campinas (SP) 31,387