Saiba como o Programa Ecofrotas pode ajudar o meio ambiente e a cidade de SP

537 views
Ecofrota
Foto: blogdopesado

Iniciado em fevereiro de 2011 pela Prefeitura do Município de São Paulo, o Programa Ecofrota tem por objetivo a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus. Além disso, o programa visa buscar novas alternativas para a matriz energética de toda a frota de ônibus da cidade.

Desta maneira o Programa Ecofrota entra ainda em consonância com a Lei de Mudanças de Clima que prevê que todo o sistema de transporte público do município opere com combustível renovável até o ano de 2018. Inicialmente, 1.200 ônibus passaram a circular com 20% de biodiesel (o chamado B20) em seus tanques.

O uso do B20 apenas nesta primeira fase reduziu em 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos despejados na atmosfera da capital, além de atingir 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças do Clima.

No final de 2012 o número o Programa já contava com 1.600 ônibus utilizando fontes de energia renovável como biodiesel, diesel de cana-de-açúcar, etanol e eletricidade.

Ecofrota
Foto: blogdocaminhoneiro

Mais uma vez, o impacto positivo mostrou-se mais do que evidente. Em um ano a emissão de poluentes apresentou diminuição de 7%, evitando o despejo de 94.000 toneladas de CO2 na atmosfera.

A saúde da população agradece o investimento na mudança da matriz energética do transporte público da cidade. Um levantamento do Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo estima que 12 mil internações e 875 mortes aconteçam anualmente devido à presença de partículas inaláveis e ozônio.