Rede varejista adota ações de reflorestamento e difusão de educação ambiental

412 Visualizações
Supermercado São Vicente
Foto: facebook

Criada em setembro de 2008, a rede São Vicente de supermercados, que atua no interior do estado de São Paulo, tem ciência de que a saúde humana está diretamente ligada ao bem-estar da natureza e, por isso, desenvolve alguns projetos socioambientais. Entre as principais medidas implementadas pela organização, estão a adoção de praças, reflorestamento em parques naturais e campanhas educativas.

Totalizando 19 lojas instaladas nas cidades de Americana, Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Mogi-Mirim e Santa Bárbara d’Oeste, e sede-administrativa em Nova Odessa, o empreendimento aderiu ao conceito de sacolas retornáveis, uma vez que, a demanda era de 4,5 milhões de sacolas plásticas por mês, ou seja, a substituição visa reduzir o número de itens que demoram a se decompor no meio ambiente.

“A busca pela consciência ambiental é constante, pois acreditamos na mudança de hábitos como a principal força para um futuro sustentável”, diz Maurício Cavicciolli, gerente de operação da rede São Vicente. Assim sendo, a rede mercantil age no foco da redução do consumo e na adequação do uso racional de recursos naturais.

Com o objetivo de difundir conhecimentos sobre ecologia, a organização varejista, por meio de parcerias com as Secretarias de Educação de Americana e Cosmópolis, convida escolas para visitarem as instalações de seus mercados, proporcionando o contato dos jovens com as boas práticas voltadas à sustentabilidade.

Ao todo, são atendidas 17 escolas, sendo um colégio particular e 16 estaduais, acrescentando as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Limeira, somando mais de 600 crianças do ensino fundamental. Além disso, grupos de terceira idade também são convidados a conhecer as estruturas de baixo impacto ambiental do São Vicente.

Supermercado São Vicente
Foto: svicente

“As soluções têm de ser economicamente viáveis, com ênfase naquelas que podem ser desenvolvidas nas lojas e nas casas de nossos colaboradores”, explica Maurício Cavicciolli. No entanto, se engana quem acredita que sustentabilidade não possui relação com lucro financeiro, pois: “O bom andamento dos negócios é reflexo de uma postura sustentável, pois garante redução de desperdícios, perdas e eficiência na operação de uma loja”, ele garante.

Por desenvolver atividades benéficas à natureza e seus recursos, proporcionar educação ambiental a diversos públicos e incentivar seus empregados e fornecedores a preservar a atmosfera terrestre, medidas que pertencem à ação “São Vicente Sustentável”, a rede obteve o status de finalista do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade, na categoria de Grande Empresa.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Supermercados São Vicente

Ação: São Vicente Sustentável