‘Programa Se Liga na Rede’ fornece conexão à rede de esgoto a famílias carentes de SP

394 views

Responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto de metade das cidades do estado de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais. O reconhecimento aconteceu por conta da atuação do Programa Se Liga na Rede, na Unidade de Gerenciamento Regional Butantã.

A iniciativa proporciona a conexão gratuita de casas de famílias de baixa renda às redes coletoras de esgotos, visando à universalização dos serviços de saneamento, despoluição de corpos d’água e melhoria do meio ambiente.

Para participar do Programa, os clientes tem que ter uma renda familiar de até três salários mínimos e serem residentes em áreas de alta vulnerabilidade social, onde exista sistema público de encaminhamento do esgoto para tratamento. A ideia do programa é incentivar as famílias de baixa renda a utilizarem o sistema público de esgotamento.

A ausência de ligação domiciliar de esgoto, em muitos casos, resulta no seu lançamento “in natura” nos corpos d’água. Assim, o custo médio de obras dentro dos imóveis para conexão à rede coletora de R$ 1.820,00, valor proibitivo para famílias de baixo poder aquisitivo, é bancado pela Sabesp.

A empresa identifica os imóveis com condições técnicas que permitam a conexão à rede coletora de esgoto dentro das áreas de alta vulnerabilidade. Então, uma equipe formada por 10 agentes sociais, contratados na própria comunidade, visitam as famílias identificadas para explicar o que é o Programa Se Liga na Rede e formalizar sua adesão por meio da assinatura de um termo.

O serviço é então programado e executado por empresa contratada, que informa a equipe de adesão sobre a conclusão da obra para que o morador seja visitado novamente e verificada sua satisfação em relação aos serviços prestados.

Empresa: SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Case: “Programa Se Liga na Rede – MO”

Responsável: Fabio Sanazaro Marin

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.