Quem não gosta de ter um pedacinho da natureza dentro de casa? Afinal de contas, ela dá um toque todo especial a decoração da casa. Porém, com a correria do dia a dia, fica bastante difícil ter tempo hábil para cuidar e manter as plantas.
Foi tentando solucionar esse problema que Rami Halim, da startup egípcia Clayola, criou um produto que usa como base um antiga técnica egípcia, que ajuda a manter as plantas regada por até 30 dias, utilizando somente gravidade e uma cerâmica.
O pote tem um formato de cone, é poroso e funciona como uma espoja que libera aos poucos a água no solo. Para que isso aconteça, o produto precisa ficar ligeiramente enterrado na terra próximo às plantas e plugado por dois tubos que estarão ligados a uma fonte de água. Dentro do pote fica um reservatório pequeno que tem como função receber todo o fluxo de água. Após todo esse processo, o restante do serviço fica por conta da gravidade.
Rami explicou o funcionamento do pote de cerâmica em entrevista ao site inhabitat: “À medida que a água evapora das folhas de uma planta, ela retira a água do solo e, à medida que o solo seca, a água é extraída da Clayola para o solo”.
Economia e eficiência na irrigação
De acordo com a startup essa inovação chega a ser 80% mais eficiente que a forma convencional de irrigação, podendo conectar um pote a outro, mas sempre verificando o reservatório de água.
Se o Clayola estiver ligado em seis a oito plantas e conectado a um galão de água de 20 litros, elas poderão sobreviver por até 1 mês, sendo ideal para viajantes, pessoas que não possuem tempo suficiente e para quem tem dificuldade de cuidar dos seus vasos.
Com seu formato diferenciado, o produto que mede apenas 7×18 cm é bem fácil de ser encaixado ao solo. Além disso, os topos coloridos impedem a evaporação da água e ainda deixam a aparência dele mais bonita e divertida.
Os Clayolas são fabricados por artesãos no Cairo, seguindo todas as recomendações do Rami. Um caixa com seis pote de cerâmica pode custar cerca de R$ 85,00, mais o frete.
Para aqueles que ficaram interessados nessa inovação e querem mais informações, basta acessar a página do produto no facebook, através do link.