Primeiro edifício brasileiro a receber o LEED V4 no Brasil fica em MG

538 views
Reprodução / Espaço LarVerdeLar Objetivo do projeto é construir uma casa sustentável, com tecnologias de reutilização de recursos.

Desenvolvida com o objetivo de estabelecer novos padrões de sustentabilidade para o setor de edificação, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) apresentou recentemente a chegada de sua última atualização, a Versão 4, ao Brasil, com a inauguração do primeiro edifício no país a ser certificado nos renomados parâmetros internacionais.

O Espaço LarVerdeLar, que fica na cidade de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, foi construído através da parceria feita por três empresas (a Controle, a LarVerdeLar e a NewFields), que viam na arquitetura sustentável uma grande oportunidade de iniciar um importante projeto com foco também no meio ambiente. Agora, a edificação é utilizada como a nova sede de operações da Controle.

Como bem explica a publicação do Espaço LarVerdeLar em seu site, o terreno fica em uma área residencial, o que torna possível a chance da construção se converter em uma edificação residencial. Outro ponto importante é a forma como o projeto foi pensado e erguido, já que seu tamanho é compatível com as edificações do entorno, bem como sua proposta visual.

Por trás de toda essa ideologia, “nasce o CONCEITO do projeto: uma casa sustentável, que empregue o uso de recursos renováveis e tecnologias de geração/reutilização de recursos, que tenha um bom comportamento térmico e, assim, menor custo de conservação e maior conforto aos usuários”, como bem destaca a publicação.

Entre as principais diferenças existentes entre o LarVerdeLar e as edificações tradicionais, está a economia de recursos gerada pelo novo prédio. O espaço é capaz de economizar até 74% do volume de água e uma redução de até 88% do consumo de energia.

As atenções se voltam agora para a materialização desta obra, com o intuito de fazer com que o seu custo final não inviabilize o empreendimento. Vale lembrar ainda que, mais de 1050 projetos nacionais buscaram a certificação, porém, quase 70% de todas essas solicitações ainda não obtiveram êxito.

LEED V4

A certificação LEED é um sistema internacional com orientações ambientais para construção e operação de edifícios. Reconhecida como a certificação de construção sustentável mais difundida do mundo, a LEED é utilizada, atualmente, em mais de 150 países. A LEED V4, foi criada no segundo semestre de 2014, sobre a perspectiva de:

– Aumentar a restrição do ponto de vista técnico e suas exigências.

– Maior destaque no cenário global.

– Alcançar a diversidade de edificações que buscam a certificação (escolas, hospitais, hotéis, estádios, entre outros).