Foto: World Climate Foundation

A PepsiCo, gigante multinacional de alimentos e bebidas, dona das marcas Pepsi, Gatorade, Lay´s’, Doritos, Ruffles, Cheetos®, entre outras, anunciou recentemente o lançamento de uma plataforma para apresentar suas iniciativas em torno da sustentabilidade e engajar clientes e parceiros a fazerem escolhas mais adequadas.

Chamada de PepsiCo Positive (pep+), a plataforma guia a forma de trabalho da PepsiCo de ponta a ponta, desde os ingredientes usados na fabricação dos produtos até a distribuição para o público, e está baseada em 3 pilares:

Agricultura positiva, para restaurar o solo em quase toda a área agrícola da empresa, fornecer safras e ingredientes essenciais de maneira sustentável e melhorar a subsistência de mais de 250 mil em comunidades agrícolas em todo o mundo. Com isso, também estima-se a redução de pelo menos 3 milhões de toneladas de emissões de GEE (gases do efeito estufa) até o fim da década.

Cadeia de valor circular, que é um conjunto de ações que tem o objetivo de atingir emissões de carbono Net-Zero até 2040, atingir impacto hídrico positivo até 2030, reduzir o uso de plástico virgem em 50% do portfólio global de alimentos e bebidas, entre outras.

Escolhas positivas, com projetos que incorporem ingredientes mais sustentáveis aos produtos alimentícios. Nesse pilar, as marcas do portfólio de alimentos e bebidas vem acelerando os esforços por embalagens sustentáveis e para educar consumidores sobre a reciclagem e os impactos de suas escolhas.

No Brasil, a companhia intensificou o uso de plástico reciclado em suas garrafas PET e extinguiu o uso dos canudos plásticos das embalagens de Toddynho, promovendo uma redução de quase 150 toneladas do material por ano.

“Pep+ é uma transformação fundamental do que fazemos e como fazemos para criar crescimento e valor compartilhado com sustentabilidade e capital humano no centro de tudo.”, diz Ramon Laguarta, CEO da PepsiCo. “Imagine que Lay’s começará com uma batata cultivada de forma sustentável em um campo regenerativo e, em seguida, será entregue por meio de uma cadeia de abastecimento Net-Zero e de impacto hídrico positivo, vendida em uma embalagem biocompostável e com os níveis mais baixos de sódio no mercado. Agora, imagine a escala e o impacto quando aplicado a todas as nossas 23 marcas globais”, completa o executivo.

Pep+ é considerado um ponto de virada para a PepsiCo em prol da construção de um futuro mais forte e sustentável para todos nós. Não há como negar: as empresas estão diante de uma nova realidade impulsionada, em grande parte, pelas mudanças climáticas e também pela desigualdade social. Está claro que os consumidores estão observando de perto as ações de suas marcas de consumo e mudando seus hábitos de compra dependendo da forma como elas respondem à crise ambiental. Cada vez mais estamos todos interessados ​​no futuro do planeta e da sociedade como um todo – e com razão.

Fontes: EmbalagemMarca | Pepsico