Pesquisadores da Universidade da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, descobriram uma espécie de plástico biodegradável que se decompõe quando exposto a uma fonte de luz específica.
A novidade pode ser a grande solução para um dos principais problemas do descarte de lixo nos centros urbanos. Só no Brasil, o plástico representa 13,5% do total descartado. Este material reciclável, quando eliminado de forma incorreta, acarreta uma série de problemas ambientais como o chorume, líquido altamente tóxico que resulta da fragmentação deste resíduo.
O plástico descoberto é feito à base de frutose, carboidrato encontrado em frutas, que deu origem a uma solução de moléculas convertidas em polímero. No estudo, depois de exposto à luz por três horas, esse polímero voltou ao seu estado original.
“Nossa estratégia poderá construir novos materiais degradáveis com a luz após serem usados, diminuindo os efeitos de produtos químicos indesejados no meio ambiente” afirmou o Dr. Sivaguru Jayaraman, um dos responsáveis pelo estudo.
O composto ainda passará por testes de durabilidade e de força dos potenciais plásticos derivados antes de ser comercializado. Nos próximos dois anos, os pesquisadores se concentrarão na aplicação desta novidade em carros e eletrônicos, alguns dos polímeros mais utilizados.