Negócios sustentáveis: o que é empreendedorismo sustentável?

4.400 views
Seminário Sustentabilidade
Foto: Divulgação CEBDS

Todos sabem que o mundo está em constante transformação, mas nas últimas décadas a relação do homem com os recursos do planeta tem se tornado uma fonte de preocupação. Muitas são as evidências de que as ações praticadas pelos homens estão causando danos notórios no equilíbrio do meio ambiente e que, como consequência disso, sua própria sobrevivência pode estar em risco.

Em um cenário assim, é natural que os empreendimentos comecem a nascer com uma visão mais global, que não leve em conta aspectos apenas financeiros como também sociais e ambientais. E, mais ainda, que de alguma forma incentivem ou promovam ações diretas na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. São justamente estas as principais características dos chamados negócios sustentáveis.

Os negócios sustentáveis deixam de lado, portanto, os princípios dos “empreendimentos egoístas”, que visariam apenas o lucro sem se preocuparem com o seu papel na sociedade e na preservação do planeta. O fenômeno do empreendedorismo que atua de maneira responsável se aplica também a negócios que, embora tenham sido gerados e atuado de forma “egoísta” por vários anos, passaram a adotar novas práticas, mais adequadas às premissas da sustentabilidade.

Com a onda dos empreendimentos sustentáveis surgem também mecanismos para auxiliar as empresas a agirem em consonância com estas novas práticas. Critérios internacionais criados por organizações voltadas especialmente para as empresas abordarem estas temáticas multiplicam-se, bem como o conhecimento nesta área.

Sustentabilidade nas empresas
Foto: potrich

Os desafios são muitos, já que, para ser sustentável, uma empresa também necessita gerar lucro. Como desenvolver-se garantindo o mínimo possível de impacto ambiental e, também, fomentando a melhoria social? De que forma um empreendimento pode crescer sem comprometer o acesso de gerações futuras a estes mesmos recursos?

Existe muita complexidade na obtenção destas respostas. E para que as boas práticas se transformem em realidade, é necessário que profissionais especializados gerem cada vez mais conhecimento técnico sobre o assunto. As empresas sustentáveis são exatamente as que topam o desafio de construir este futuro inovador, sempre mirando a preservação ambiental e o desenvolvimento social.