A sustentabilidade é um assunto que, cada dia mais, mobiliza as empresas de todos os tamanhos e setores em torno de campanhas para incentivar a conscientizar clientes e parceiros sobre a importância desse tema para o futuro do planeta.

Uma dessas empresas é a Mastercard, que lidera globalmente o Projeto Coalizão Planeta Priceless – iniciativa que tem o objetivo principal de engajar comerciantes, bancos, cidades e consumidores a adotarem hábitos de consumo mais sustentáveis e conscientes. Outra vertente da ação é a doação em dinheiro para ajudar na recuperação de florestas. A cada 10 reais, a empresa se compromete a plantar uma árvore e a meta é restaurar 100 milhões delas durante cinco anos.

Serão beneficiadas neste projeto de restauração a Bacia Amazônica, a Floresta Amazônica e Mata Atlântica, no Brasil; as florestas da região de Makuli-Nzaui, no Quênia; e as florestas que ficam no Planalto Meridional e Riverina, em Sydney, Austrália. Os recursos serão financiados por meio de parcerias que a Mastercard está firmando ao redor do mundo, como por exemplo, com o Banco Itaú.

Fazendo pelo Planeta

Para colaborar com o plantio inicial de pelo menos 60 mil árvores na Amazônia, o Itaú promoveu recentemente uma ação para destinar parte dos valores arrecadados nas operações dos canais digitais de débito on-line e de whatsapp atrelados aos cartões Itaú, Itaucard, Credicard, Hipercard e Magalu na bandeira Mastercard. O cliente também pôde contribuir com a causa fazendo sua doação diretamente no site da instituição ou doando pontos acumulados em seu programa de fidelidade, o “iupp”.

Em 2019, o Itaú lançou sua nova visão estratégica de sustentabilidade que se traduziu nos chamados Compromissos de Impacto Positivo – com metas transparentes nortearão os negócios do banco nos próximos anos. Uma delas é destinar R$100 bilhões, entre produtos e serviços, para setores de impacto positivo e R$15 bilhões para geração e serviços de energia renovável, ambos até 2025. Na área de cartões, os esforços pela comunicação em favor da fatura digital impediu que mais de 4 mil árvores fossem derrubadas.

Sustentabilidade e negócios caminhando juntos!

A ação entre Itaú Unibanco e Mastercard tem como propósito não só o engajamento dos clientes para mudança nos hábitos de consumo mais consciente e sustentável como também para ajudar a combater as mudanças climáticas no planeta.

Felizmente, a sustentabilidade aos poucos vem se firmando como um pilar importante de negócios, caminhando lado a lado em ações que ajudam a expandir e, literalmente, a plantar mais consciência individual e coletiva, mundo afora!

Fontes: Mastercard | Akatu | Pacto Global