Indonésia transforma resíduos de queijo tofu em energia

557 views
iStockphoto.com / Amarita O soro de tofu é transformado em biogás.

A questão da mudança da matriz energética em todo o mundo precisa ser discutida em curto prazo, afinal a natureza sente diretamente os impactos causados pelos gases tóxicos liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis tradicionais, como o carvão vegetal, gasolina e diesel.

No Brasil, por exemplo, 80% de toda a energia gerada têm como fonte matriz limpas, porém em todo o mundo a média é de apenas 22%. Mas afinal, o que pode ser feito em grande e pequena escala e em países com pouco ou nenhum acesso à tecnologia?

Quem acha que não é possível desenvolver fontes de energia alternativas em países pobres, alguns produtores de uma pequena ilha de Java, na Indonésia, têm uma novidade para apresentar: soro de tofu para gerar energia. O soro de tofu é aquele líquido que sai do queijo e que neste projeto pioneiro é transformado em biogás.

Para tal, os produtores utilizam bactérias que se alimentam de metano e geram naturalmente um gás que pode ser aplicado em várias situações, como para aquecer residências ou em fogões.

Porém, o principal objetivo é reduzir a poluição provocada pelo gás metano originado na produção do queijo tofu.