Entenda quais são os tipos de sustentabilidade, suas definições e conceitos

3.393 views
Fonte: Depositphotos

O termo sustentabilidade surgiu da preocupação com o meio ambiente e assim adotar atitudes no cotidiano que sejam menos agressivas ao planeta. Atualmente, o tipo mais conhecido de sustentabilidade é a ambiental, que consiste na manutenção de sustentação dos ecossistemas. Para isso, são empregadas algumas atitudes como fazer o uso de poucos ou nenhum recurso que agrida diretamente a natureza, optar por transportes coletivos ou bicicletas, entre outros.

Outro tipo de sustentabilidade é a social, que preza por uma vida mais equilibrada envolvendo de forma harmônica todas as camadas sociais existentes, proporcionando acesso à cultura, à educação e à renda a todos os cidadãos.

Já devido à crise financeira, certos setores empresariais implantaram a sustentabilidade empresarial visando uma melhora financeira e estima no mercado. Nesse sentido, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

A sustentabilidade cultural, por sua vez, tem como intuito reconhecer e considerar a diversidade dos costumes e tradições de um povo, como sua língua, formas de produção agrícola, crenças, práticas de saúde.

Há ainda a sustentabilidade espacial, caracterizada pelo equilíbrio entre o rural e o urbano e as migrações. Além disso, ela busca a adoção de práticas mais ecologicamente corretas no meio agrícola e a desconcentração das metrópoles, entre outros tipos.