Reprodução / Italcementi Group A invenção já foi usada no pavilhão italiano da Expo Xangai.

Quem não gostaria de economizar cada vez mais na conta de energia dentro de casa ou no escritório? Aqui no Brasil, devido à crise hídrica que atingiu quase todas as regiões do país, o brasileiro viu a conta de luz disparar em relação aos anos anteriores. Segundo o governo, a falta de chuvas interferiu na capacidade de geração de energia elétrica das hidrelétricas, sendo preciso recorrer às termoelétricas para auxiliar no fornecimento nacional, o que acabou encarecendo a conta de energia das famílias no final do mês.

A crise fez o brasileiro economizar no dia a dia, isso é fato, porém já pensou como seria ótimo economizar ainda mais com a ajuda da própria residência? Para a Italcementi, uma empresa de arquitetura italiana, isso é possível através de uma de suas recentes criações: o cimento transparente. A ideia é justamente construir casas com paredes e tetos transparentes e, com isso, utilizar a iluminação natural do dia ao invés da energia elétrica.

Como é feito e quanto é possível economizar com o cimento transparente?

A empresa desenvolveu blocos de concreto com pequenos orifícios, de dois a três milímetros, que permitem que a luz natural entre e saia sem dificuldade. Quando observados de longe, os blocos parecem normais, iguais aos tradicionais, mas de perto é possível notar a sensação de transparência. O cimento transparente, batizado de “i.light”, pode economizar uma boa quantidade de energia durante o ano, o equivalente ao que é poupado no horário de verão, segundo seus próprios criadores.

Reprodução / Italcementi Group