Empresa de bebidas aposta em responsabilidade social como prática sustentável

1.622 Visualizações
Seminario ambev Jovens de Reponsa
Foto: Divulgação

O consumo excessivo de cervejas e álcool destilado por menores sempre foi uma preocupação da sociedade, órgãos públicos e governo, pois o fato pode trazer riscos à saúde, entre outros problemas. Portanto, para impedir tais riscos a Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) criou, em 2010, o “Programa Jovens de Responsa”, com o objetivo de frear a consumação indevida de bebidas alcoólicas por adolescentes. O projeto visa estabelecer esse tipo de consciência como uma das premissas de uma sociedade sustentável.

A iniciativa liderada por Ricardo Rolim, Diretor de Relações Socioambientais da empresa, possui conceitos alinhados à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ainda conta com o apoio de 20 ONGs (organizações não governamentais) para realizar os trabalhos de abordagem aos adolescentes em bares, locais públicos e nos espaços propostos pelas instituições sem fins lucrativos.

Os seminários, debates, palestras e outras atividades ligadas ao projeto são realizados nos espaços comunitários de diversas ONGs localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia. O projeto já atendeu cerca de 2,4 milhões de pessoas por meio de divulgações e ações de comunicação e ainda realizou atividades diretamente ligadas aos adolescentes, chegando a atingir 7 mil jovens em 2013 em festas, campeonatos esportivos e caminhadas solidárias.

Seminario ambev Jovens de Reponsa
Foto: Divulgação

O resultado promissor do projeto pode ser visto nos índices divulgados pela empresa no ano passado. O número da frequência de adolescentes com idade entre 14 e 15 anos que consumia álcool uma vez por mês passou de 30% para 21%. Já a quantidade de doses consumidas passou de nove para sete nos bares, de sete para cinco doses em festas na comunidade e de seis para quatro na casa de amigos.

O projeto foi inserido como exemplo de compromisso social no Banco Digital de Boas Práticas Socioambientais do Benchmarking Brasil, instituição que reúne iniciativas de responsabilidade social e ambiental de diversas empresas no Brasil.

Empresa: AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas

Case: “Jovens de Responsa”

Responsável: Ricardo Rolim, Diretor de Relações Socioambientais