Um dos grandes problemas registrados dentro das empresas é a enorme quantidade de papéis que são desperdiçados. De acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa IBM, um funcionário que trabalha em escritório utiliza uma média de 10 mil folhas de papel por ano, um número impressionante e que desencadeia uma série de problemas ambientais — especialmente no que diz respeito ao desmatamento e acúmulo de lixo.
Embora este seja um problema muito grave, ele pode ser facilmente amenizado com a adoção de algumas medidas por parte das empresas e seus colaboradores. É claro que os gastos com papel dificilmente serão zerados, mas é totalmente possível reduzir drasticamente o consumo e desperdício deste material.
Tomando medidas mais conscientes e sustentáveis, as empresas podem economizar cerca 40% com papéis e outros itens de escritório. Além disso, estas ações colaboram diretamente para a redução dos custos e do desperdício, ajudando também na preservação do meio ambiente. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
6 dicas para reduzir o consumo do papel nas empresas
- Digitalize os processos e documentos da empresa;
- Faça palestras e projetos conscientizando os colaboradores a respeito da importância de reduzir o consumo e desperdício de papel;
- Invista em comunicação digital;
- Em vez de usar papel, prefira utilizar o bloco de notas do notebook ou do smartphone durante as reuniões;
- Configure as impressoras da empresa para economizar papel, fazendo impressões em frente e verso;
- Reutilize impressos antigos como rascunho.
Não esqueça de reciclar!
Além de seguir todas essas dicas, é imprescindível não se esquecer de incentivar e colaborar com a reciclagem do papel. Para evitar o descarte incorreto do lixo, é preciso realizar a separação dos materiais, identificando os tipos de papel que são passíveis do processo de reciclagem:
- Sulfite;
- Papelão;
- Caixas de embalagens de produtos;
- Papel de presente;
- Jornal e revista;
- Folhas de caderno.
Imagem: istock.com / notwaew