Diariamente, frutas e verduras frescas, direto de pequenos produtores – e livre de agrotóxicos –, são arrumadas com capricho para oferecer à população uma alternativa saudável e acessível de alimentação. Cada dia em um lugar diferente dos principais bairros de São Paulo, a Komborgânica, uma espécie de truck-feira, alcança um público que tem como objetivo principal consumir saúde.
“As pessoas estão cada vez mais saindo do automático. Munidos de informações, os consumidores estão, de fato, repensando seus hábitos alimentares”, justifica Joana Ricci, uma das quatro sócias do empreendimento.
Afinal, saúde é mesmo a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é alimento orgânico – não por menos para um país que, há sete anos, ostenta o título de maior consumidor de agrotóxico do mundo e tem pouco mais da metade da população considerada obesa –, mas não é só isso que motiva: desde 2009 o mercado de orgânicos cresce cerca de 25% ao ano e fatura mais de R$ 2 bilhões. Os dados são do Ministério do Meio Ambiente.
Em função de um mercado que ascende, empresas que desejam investir nesse segmento precisam inovar no jeito de se relacionar com o meio ambiente e com o público. A identidade visual da Kombi encanta, mas não para por aí. A facilidade de transporte dos alimentos é o que faz o negócio funcionar. “Nós levamos os nossos alimentos até as pessoas. E assim desmistificamos aquela ideia de que é difícil encontrar alimentos saudáveis. Nós facilitamos o acesso a esses produtos e essa é a nossa premissa”, comenta.
Em contrapartida, o preço dos produtos orgânicos para o consumidor pode assustar, chegando a 30% mais caro do que os produtos convencionais. “O nosso desafio mesmo é provar que os produtos orgânicos não precisam ser absurdamente mais caros. Eles são um pouco mais caros do que os outros por tratar-se de pequenas produções, que respeitam o processo natural de cultivo”, justifica Joana. Assim como qualquer produto alimentício, os orgânicos sofrem variações constantes de preços.
Como funciona
A Komborgânica atua em parceria com estabelecimentos como academias e restaurantes, que cedem espaço para que a Kombi, abastecida de legumes, frutas frescas e produtos artesanais como geleias, pães e antepastos, fique estacionada para receber os consumidores.
Para saber onde a Kombi estará nos próximos dias e ter uma prévia dos produtos disponíveis semanalmente é só se cadastrar no site e fazer parte do mailing de clientes.