Companhia de laticínios estimula cooperativas de reciclagem em Minas Gerais

377 views
Danone Grupo de Reciclagem.

Frente às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Danone, uma das maiores empresas de laticínios do mundo, resolveu mostrar responsabilidade social e começou a desenvolver o projeto “Novo Ciclo”. A iniciativa está potencializando o espírito empreendedor dos catadores de 27 cooperativas situadas em 23 municípios no sul de Minas Gerais. Com a notoriedade da ação, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

O projeto visa fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis da região do Sul de Minas. Ele é o resultado de uma parceria com a ONG INSEA e com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). A iniciativa se iniciou em 2012, com três pilares principais: a criação de uma rede de cooperativas, a implementação da coleta seletiva e o fortalecimento das cooperativas.

O modelo de organização em rede das organizações dos catadores visa proporcionar um maior volume na venda, e, como consequência, agregar valor ao material e facilitar acesso à indústria, resultando em um aumento da renda dos trabalhadores. A rede também possibilita que os catadores troquem entre si boas práticas, informações sobre mercado, além de se estimularem pela experiência de outras cooperativas.

O engajamento dos governos municipais na implementação de programas de coleta seletiva nas cidades é o segundo pilar da ação. Ela é fundamental para garantir que chegue volume e material de boa qualidade às cooperativas. A mobilização social também é necessária, visando o engajamento da comunidade na separação correta do material reciclável.

A última parte do projeto se propõe a dar suporte às cooperativas, fortalecendo-as por meio de treinamentos e assistência técnica local, para melhorar as condições de trabalho, além da eficiência e da melhoria dos processos administrativos e operacionais.

Empresa: Danone

Case: “Projeto Novo Ciclo”

Responsável: Veridyana de Oliveira Cesar

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.