Companhia brasileira concebe projeto para o reassentamento de agricultores no RJ

223 views
Prumo Logística Vila da Terra

O programa Reassentamento Vila da Terra foi concebido pela empresa Prumo Logística para garantir uma nova moradia às famílias residentes nas áreas afetadas pela implantação do Distrito Industrial de São João da Barra, no Rio de Janeiro. Devido à representatividade da iniciativa e a importância do assunto, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Cerca de R$ 3 milhões foram investidos em diversas ações na região. O programa foi especialmente desenvolvido para abrigar as famílias que concordaram em ter suas terras desapropriadas para a criação do empreendimento da LLX, empresa de Eike Batista.

Foi garantida a indenização da propriedade de origem, uma bolsa de Auxílio Produção e um Projeto de Assistência Agrícola, com assistência técnica agropecuária sistemática, implantação de poços para irrigação, fornecimento de maquinário agrícola e insumos para o plantio, além de propiciar condições necessárias para a reprodução dos vínculos sociais pré-existentes e a recomposição das atividades econômicas.

Construída na Fazenda Palacete, local indicado pelos próprios produtores rurais, a Vila da Terra tem 90 residências e conta com cerca de mil hectares. Ela foi planejada com toda infraestrutura necessária ao seu pleno funcionamento (rede de água e esgoto, energia e pavimentação das vias principais), e inclui ainda equipamentos públicos como quadra poliesportiva, centro comunitário e iluminação pública.

O projeto foi realizado respeitando as indicações do Banco Mundial para Reassentamentos. Ainda existe a programação para a construção de uma creche, escola, posto de saúde e um centro comercial.

Empresa: Prumo Logística

Case: “Reassentamento Vila da Terra”

Responsável: Gleide Gomes

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.