flickr.com / Rita LeVine A reciclagem é uma ótima forma de evitar o desperdício e a poluição.

A principal razão para se cortar uma garrafa de vidro artesanalmente é a reutilização do vidro em novos objetos dentro da casa ou, ainda, como artesanato para quem procura um hobby ou mesmo uma renda extra no final do mês. Esta técnica, além de garantir novos copos, luminárias, porta-velas, vasos, entre outros itens reciclados, também é uma excelente medida em prol da sustentabilidade. Ao invés de descartar uma garrafa de vidro no lixo, como normalmente é feito, evitamos que o material entre em contato com a natureza e polua matas, rios e ecossistemas em si.

Mas, como cortar uma garrafa de vidro artesanalmente? Antes de colocar a mão na massa, é preciso contar com os materiais certos. Você precisará de garrafas de vidro completamente vazias e higienizadas com bastante cuidado, barbantes fabricados com algodão, álcool e acetona, água fria em um recipiente (pode ser um balde) e também uma fonte de fogo que pode ser através de isqueiro ou fósforo. Além de todos os materiais, também é preciso executar a tarefa com a atenção necessária, ou seja, não tenha pressa e faça todo o processo com segurança para evitar queimaduras ou perfurações.

Como fazer para cortar garrafa de vidro artesanalmente?

Com todos os materiais necessários já em mãos, o primeiro passo é enrolar o barbante na garrafa de vidro bem na altura que deseja cortar o material e prenda com um nó bem fixo. Neste caso, se pretende fazer um copo, é preciso enrolar o barbante um pouco mais abaixo do corpo da garrafa. É importante que este barbante esteja umedecido em acetona ou álcool. Agora vem o momento mais crítico, a hora de usar uma chama de fogo neste barbante embebido em material inflamável.

Na sequência, rode a garrafa (já com o barbante) até o momento em que o fogo apague por completo. Quando isso acontecer, coloque imediatamente sua garrafa no recipiente com água… Você irá observar que a garrafa de vidro irá se partir exatamente na altura onde você colocou o barbante. Depois, é só lixar bem a borda da garrafa para retirar qualquer rebarba de vidro que possa machucar as mãos.