Até 2050, Suécia quer se tornar o primeiro país livre de combustíveis fósseis

803 views

 

iStockphoto.com / Kagenmi Governo pretende aumentar em oito vezes os investimentos em energia solar.

A Suécia vem tendo progressos incríveis em seu objetivo de se tornar a primeira nação livre de combustíveis fósseis no mundo. O governo prometeu gastar 4,4 bilhões de coroas (646.000.000 dólares) de seu orçamento de 2016 para avançar no caminho da superação dos combustíveis fósseis até 2050.

A base energética sueca já é fundada em energias renováveis. No que se refere à energia elétrica o governo tem investido em projetos de transporte limpo e redes de energias cada vez mais inteligentes. Este ano a Suécia foi nomeada o país mais sustentável da Terra. Em 2014, o país teve dois terços de sua energia gerada a partir de fontes limpas e ‘baixo carbono’. A Suécia também recicla 99% de seu lixo.

Para avançar ainda mais nas metas de 2050, o governo pretende aumentar os investimentos em energia solar oito vezes entre 2017 e 2019, para um total de US $ 57 milhões. Grande parte dos fundos para os investimentos verdes virá de pesados ​​impostos sobre os combustíveis de petróleo e outros fósseis.

O governo também planeja fechar uma série de aeroportos e usinas nucleares e vender as minas de carvão, a fim de atender aos projetos de energia limpa. O governo sueco espera poder inspirar outras nações a adotarem medidas limpas nas negociações do clima das Nações Unidas que irão acontecer em dezembro.