asfalto ecológico
Foto: piniweb

Foi em 1960 que os norte-americanos começaram os primeiros testes com asfalto ecológico. Hoje, a tecnologia, que cobre aproximadamente 70% das rodovias do Arizona e está presente na Califórnia, Flórida e Texas, ultrapassou as fronteiras e já pode ser encontrada na África do Sul, em Portugal e, claro, no Brasil.

Caracterizada pela adição de pó de borracha de pneus ao ligante asfáltico, a inovação é altamente sustentável graças às vantagens ambientais e econômicas. Isso porque, o asfalto ecológico aumenta a durabilidade do pavimento em até 40% e utiliza a reciclagem como alternativa de redução da degradação ambiental.

Além disso, o asfalto ecológico tem maior aderência, o que ajuda a evitar acidentes e o uso de sprays aderentes. Apesar das vantagens serem grandes, essa tecnologia ainda é 30% mais cara que a normal – o asfalto ecológico custa R$ 1,4 mil por tonelada contra R$ 1,1 mil do tradicional.

Para a fabricação, o pó de borracha é extraído de pneus reciclados. Quando adicionado ao cimento asfáltico de petróleo (CAP), ele fica mais grosso e pode ser aquecido a até 180°C. Após esse processo as pedras são adicionadas ao ligante e aplicadas na estrada.

É importante lembrar que, graças à extração da borracha, o asfalto fica com as características que pertenciam ao pneu – aumento de estabilidade e da vida útil do pavimento.

Onde achar?

No Brasil é possível encontrar asfalto ecológico em algumas rodovias. Em São Paulo, por exemplo, a tecnologia já foi implantada nas rodovias que ligam a baixada santista à capital de São Paulo. A implementação aconteceu durante o recapeamento da Imigrantes e Anchieta, envolvendo também a rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Imigrantes
Imigrantes – Foto: skyscrapercity

Visando maior qualidade e agilidade, a Ecovias, responsável pelas rodovias citadas, possui sua própria usina de asfalto desde 2005, capaz de fabricar tanto o pavimento normal, quanto asfalto-borracha. Estima-se que a cada 1 km de rodovias com asfalto ecológico, a empresa reutiliza 600 pneus.

Além disso, outros grupos também investem na tecnologia. A CCR conta com o asfalto ecológico em 15% de suas estradas – CCR AutoBan, CCR NovaDutra e SPVias. A empresa utiliza 150 kg de borracha para cada tonelada de asfalto, um reaproveitamento de, aproximadamente, mil pneus a cada km de rodovia pavimentada. Para investir cada vez mais nessa inovação, a companhia investiu R$ 3 milhões no Centro de Pesquisas Rodoviárias, que prevê transformar a unidade em referência de pesquisa de novos tipos de pavimento.