A preocupação com meio ambiente e com o impacto das suas ações e seus produtos em um futuro próximo, levam a sustentabilidade, cada vez mais, para o interior das empresas.
Há aproximadamente duas décadas os gestores de grandes companhias já haviam percebido a necessidade da implantação de ações de sustentabilidade ambiental nas empresas, fazendo disso um dos principais desafios de sua gestão.
O Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) revelou, em estudo, que quase metade das empresas brasileiras já adotam políticas específicas para o setor de sustentabilidade.
Essa conscientização da necessidade de se ter ações que visam à redução dos impactos ambientais e a preservação da natureza fez com que as empresas brasileiras conquistassem reconhecimento internacional por meio de premiações e fóruns.
Para uma empresa ser considerada um exemplo em sustentabilidade ambiental é necessário apresentar medidas voltadas para três dimensões: ambiental, econômica e social. As ações, no entanto, variam de acordo com o setor de atuação e com o tamanho da empresa.
Entre as principais medidas, destaque para redução das emissões de resíduos sólidos, programas de reciclagem, investimento em responsabilidade social, seguridade dos direitos humanos, consumo consciente de recursos naturais como água e energia, uso racional dos materiais utilizados na produção, fabricação de produtos mais duráveis, melhoria da eficiência logística, programas de combate à fome, projetos de formação profissional gratuita e cumprimento das práticas trabalhistas.
As vantagens para as empresas vão além da preservação do meio ambiente, possuir ações sustentáveis pode resultar na melhoria da imagem no mercado – algumas companhias lucram após a adoção de medidas sustentáveis -, no aumento da competitividade e no crescimento de rentabilidade, já que há redução de custos de produção.
As empresas que adotam ações de sustentabilidade são consideradas mais inovadoras e mais competitivas já que a inclusão dessas medidas no dia a dia revela uma empresa preocupada com o futuro do país, do meio ambiente e da economia.
Pesquisa revela que consumidores preferem empresas sustentáveis
As empresas que possuem ações sustentáveis ativas na sociedade chamam mais atenção dos consumidores segundo um estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
A pesquisa analisou 101 supermercados em São Paulo e revelou que as questões do aquecimento global, desmatamento e recursos não-renováveis são atrativos para os consumidores.
Por isso, as empresas sentem-se motivadas a promover ações ambientais e sociais – como, por exemplo, distribuição de sacolas ecológicas, caminhadas ou programas de combate à fome.