O processo de reciclagem vai além de separar os resíduos por cores.

Consumimos os mais diversos tipos de produtos no nosso cotidiano. Separamos – espero que você também! – os resíduos de acordo com o tipo de material que ele pertence. Mas você conhece os tipos de reciclagem?

Afinal, o que é reciclagem?

Reciclagem é o processo de coletar resíduos e transformá-los em novos produtos. Transformar os resíduos descartados em produtos úteis é benéfico tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. O processo de reciclagem é bastante antigo e foi ampliado conforme o aumento da produção de lixo no mundo. Ele pode ser de três tipos e cada tipo inclui três etapas básicas:

-Primeira etapa: é a coleta e separação dos materiais recicláveis ​​dos resíduos.
– Segunda etapa: o resíduo passa por algum dos três processos de reciclagem e é revertido em matéria-prima.
– Terceira etapa: a matéria-prima se transforma novamente em produto acabado.

Os 3 tipos de reciclagem

O processo de reciclagem é classificado conforme a forma de transformação em mecânico, energético e químico.

A reciclagem mecânica é um dos métodos mais utilizados no mundo para dar novos usos aos resíduos. Este método é usado para reciclar plásticos, sejam eles obtidos de sucatas industriais ou de descartes domésticos ou comerciais. Os resíduos são transformados mecanicamente em novos materiais sem alterar suas estruturas químicas. A reciclagem mecânica é o processo de tornar os resíduos plásticos úteis por processos como moagem, lavagem, separação, secagem, regranulação e composição. Os polímeros permanecem inalterados neste processo e podem ser reutilizados repetidamente no mesmo produto ou similar. Esses plásticos reciclados mecanicamente são usados ​​na fabricação de sacos de lixo, pisos, mangueiras, peças de automóveis e embalagens. A reciclagem mecânica é amplamente utilizada para Poliolefinas (PE e PP).

A reciclagem energética é o método usado para converter plásticos em energia térmica e elétrica. O processo é feito por aproveitamento, por meio da incineração e o calor é liberado na forma de combustível. Como esse processo de reciclagem requer pouco espaço, pode diversificar a matriz energética e otimizar o espaço disponível em cidades populosas. Por não ser financeiramente sustentável, requer pesados ​​investimentos e engajamento do poder público. Este método de reciclagem é amplamente utilizado na Europa e no Japão.

A reciclagem química é o método mais complexo entre os três tipos de reciclagem. Nesse processo, as estruturas químicas dos plásticos são modificadas após o reprocessamento. O produto final é produzido para ser utilizado como matéria-prima em diversas indústrias. Também pode ser usado como insumo básico na fabricação de novos produtos plásticos. É um processo caro e requer uma grande quantidade de plástico disponível. O processo de reciclagem química ainda está em desenvolvimento. Portanto, é muito cedo para falar sobre seu potencial. A reciclagem química, ao invés de substituir métodos energéticos e mecânicos, propõe soluções alternativas a esses processos.

A reciclagem é de extrema importância para o meio ambiente e para o futuro do planeta. Por isso, devemos separar os resíduos corretamente para que sejam encaminhados ao local adequado para o seu reaproveitamento.

***

Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade!

Fontes: Vanella Groupmn | Mundo Educação