Para fabricar as garrafas, a Diageo lançará uma empresa chamada Pulpex, que também produzirá embalagens para empresas como Unilever e PepsiCo

A Diageo, a empresa que produz as bebidas Smirnoff, Guinness, Tanqueray, Johnnie Walker e Captain Morgan, uniu-se à Unilever e à PepsiCo para fazer um grande investimento em tecnologia de embalagens sustentáveis. As empresas se uniram à Pilot Lite, empresa de gerenciamento de empreendimentos, para lançar a ​​Pulpex Limited, uma nova empresa líder mundial em tecnologia de embalagens sustentáveis.

Isso permitiu que a Pulpex Limited desenvolvesse uma garrafa à base de papel, projetada e desenvolvida para ser 100% livre de plástico.

A garrafa é feita de celulose de origem sustentável e atenderá aos padrões de segurança alimentar, além de ser totalmente reciclável. A tecnologia permitirá que as marcas repensem seus designs de embalagens, priorizando o uso do papel, sem comprometer a qualidade do produto.

O primeiro produto lançado pela Diageo em embalagem de papel será o uísque Johnnie Walker. A empresa pretende lançar a garrafa no início de 2021.

A Diageo divulgou que as garrafas serão pulverizadas internamente com um revestimento especial, projetado para não interferir nas bebidas. Muitas caixas feitas de papel têm um revestimento plástico dentro para impedir que as bebidas vazem mas a Diageo, no entanto, disse que as suas garrafas contarão com uma tecnologia que dispensa o uso de revestimento plástico.

Ewan Andrew, diretor de sustentabilidade da Diageo, disse em comunicado à imprensa que a empresa se orgulha de ter criado a primeira garrafa de bebidas de papel do mundo. “Estamos constantemente nos esforçando para ultrapassar os limites de embalagens sustentáveis ​​e esta garrafa tem o potencial de ser verdadeiramente inovadora. Parece oportuno lançá-la com Johnnie Walker, uma marca que muitas vezes lidera o caminho da inovação ao longo de seus 200 anos de existência”.

Inovações

As empresas de bebidas vêm desenvolvendo garrafas de papel para tentar facilitar a reciclagem e tornar os produtos mais sustentáveis.

A cervejaria dinamarquesa Carlsberg também vem investindo em embalagens mais sustentáveis. O investimento faz parte de um compromisso da empresa, de alcançar zero emissões de carbono e uma redução de 30% em sua pegada ecológica até 2030. A sua “Green Fiber Bottle” é feita com fibras de madeira sustentável e possui uma “barreira interna”, para que seja possível acondicionar a cerveja. Saiba mais dessa inovação aqui.