Sistema holandês permite reciclar mais de 80% da água consumida em casa

463 views

O sistema possui baixo consumo de energia e coleta a água do chuveiro, banheira e máquina de lavar, removendo as impurezas e reduzindo o desperdício de água

De acordo com a Organização das Nações Unidas, até 2050 o planeta deverá ter cerca de 9,7 bilhões de habitantes e a demanda por água deverá ter um aumento de 20 a 30%. Buscando uma solução para este problema, a startup holandesa Hydraloop criou um sistema de reciclagem capaz de recuperar parte da água consumida em ambiente doméstico.

Segundo a empresa, com o sistema criado por eles é possível reciclar até 95% da água consumida no chuveiro e até 50% da água da máquina de lavar, possibilitando reciclar e reutilizar até 85% do total da água doméstica. Eles afirmam ainda, que que o sistema pode reduzir o uso de água em 75 mil litros por ano.

Devido à tecnologia aplicada a empresa garante uma excelente qualidade da água: limpa, clara, segura e certificada, que pode ser reutilizada para descarga de vasos sanitários, máquinas de lavar roupa, irrigação de jardins ou para reabastecimento de piscinas. O Hydraloop funciona de forma automática e conta com um aplicativo para smartphone que informa a quantidade de água que cada residência recicla e economiza por dia, semana ou mês. Além disso, ele informa quando já existe água reciclada suficiente para lavar uma máquina de roupas, por exemplo.

O produto Hydraloop tem o tamanho de uma geladeira e se conecta ao sistema de água da casa. A água coletada é processada por um biorreator aeróbio e tratada com luz ultravioleta. Após a conclusão dos tratamentos, a água limpa resultante fica armazenada no equipamento, pronta para ser reutilizada.

Participação em documentário

O produto foi um dos escolhidos para participar do documentário Brave Blue World.

O filme tem como objetivo mostrar como a humanidade está encontrando novas maneiras, com a ajuda da tecnologia, para repensar o seu consumo de água.

A história seguirá Paul O’Callaghan, CEO da BlueTech Research e especialista no setor de águas, enquanto ele visita locais no mundo todo que estão descobrindo novas maneiras de lidar com os problemas relacionados à escassez de água.

Brave Blue World conta com o apoio de ativistas de alto nível, como Matt Damon, Jaden Smith e Liam Neeson. O documentário estreou em dezembro de 2019 em Hollywood e em 2020 será exibido mundialmente. Enquanto isso, veja aqui o trailer oficial: