Lixo reciclável pode reduzir a conta de luz em Niterói

1.051 Visualizações
iStockphoto.com / juliedeshaies O desconto varia de acordo com a quantidade e tipo de material.

Desde o dia 14 de setembro os moradores de Niterói contam com um programa que alia o aumento da reciclagem do lixo doméstico e descontos na conta de luz. Os moradores que fizerem a separação do lixo e entregarem os recicláveis nos ecopontos poderão obter desconto concedido pela Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município.

O ecoponto itinerante teve sua inauguração na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Lá poderão ser descartados materiais como papel, latas, embalagens plásticas ou de alumínio entre outros. O superintendente da Baía de Guanabara do Inea, Paulo Cunha Paixão Henriques, em matéria para o site Guia de Niterói, afirmou que a medida contribui para uma conscientização da população e ainda bonifica aqueles que adotam os hábitos amigos do meio ambiente.

No primeiro dia de funcionamento, o ecoponto recebeu cerca de 100 quilos de material reciclável, mas já está nos planos do município ampliar a rede de ecopontos. Segundo o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o percentual de reciclagem no Brasil ainda é muito pequeno e medidas como essas devem servir de exemplo para outros municípios.

O desconto dado aos moradores é medido de acordo com o tipo de material que eles entregam e o volume descartado. Latas de alumínio, por exemplo, valem R$ 1,80 por quilo. O ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, localizado na Avenida Feliciano Sodré, n°8, no centro de Niterói, das 13h30 às 16h30.