E-Waste Day: hoje é o dia Internacional do Descarte do Lixo Eletrônico

171 views

A data tem como objetivo lembrar como se deve descartar corretamente eletroeletrônicos e pilhas sem utilidade

Um recorde de 53,6 milhões de toneladas métricas (Mt) de lixo eletrônico foi gerado em todo o mundo em 2019, um aumento de 21% em apenas cinco anos, de acordo com o Global E-waste Monitor 2020 da ONU.

O relatório também prevê que o lixo eletrônico de todo o planeta – produtos descartados com bateria ou plugue – chegará a 74 Mt até 2030, quase o dobro do lixo eletrônico em apenas 16 anos. Isso faz com que este tipo de resíduo apresente um crescimento acentuado, principalmente por conta das altas taxas de consumo de equipamentos eletrônicos, com ciclos de vida curtos e poucas opções de conserto.

Segundo relatório divulgado pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular (Pace) e pela Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, o Brasil é o país que mais produz esse tipo de resíduo na América Latina e o quinto no mundo, gerando mais de dois milhões de toneladas por ano.

Para lembrarmos da importância em descartar corretamente os resíduos eletrônicos é que foi instituído o E-Waste Day. A data foi celebrada pela primeira vez em 2018 pelo WEEE Forum com o apoio de seus membros. No ano passado 112 organizações de 48 países participaram do dia com atividades que vão desde conferências a campanhas nas redes sociais.

E-Waste Day no Brasil

No Brasil, a data é promovida pela Green Eletron, fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que atua como gestora sem fins lucrativos destes resíduos. Em apoio à data a Lorenzetti disponibilizará três coletores temporários, que ficarão nas fábricas da empresa, localizadas em São Paulo. Após o encerramento da campanha, todos os resíduos coletados serão encaminhados para as empresas recicladoras homologadas da Green Eletron para serem transformados em matéria-prima para a fabricação de novos produtos pela indústria, impulsionando a economia circular no país.

Qualquer pessoa que deseje colaborar com a campanha pode fazer o descarte de eletroeletrônicos da maneira correta. Para isso, basta levar o equipamento em desuso aos pontos de coleta da Green Eletron. Os coletores recebem notebooks, impressoras, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, chuveiros, cabos, carregadores, pilhas, entre outros itens. Acesse a lista completa aqui.