Conheça um pouco sobre a redução de consumo com os 3 R’s

2.222 views
© Depositphotos.com / pumba1 Consumo.

Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade.

A dica dos 3 R’s (reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar) ajuda famílias, condomínios, escolas e empresas a não juntarem montanhas de lixo.

Reduzir

Sabemos que não é impossível viver sem produzir resíduos, mas é possível diminuir a quantidade produzida. Um bom começo é diminuir o consumo de produtos e o desperdício de materiais, utilizando apenas o necessário.

Quando nós consumidores formos ao supermercado fazer as compras, devemos escolher produtos que venham com menos embalagens ou com embalagens reutilizáveis. No momento da escolha de bens duráveis como fogão, móveis e eletrodomésticos podemos optar por modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-las de novo em um curto espaço de tempo, o desperdício de alimentos é o cartão de visitas de uma sociedade ainda longe de saber o valor do que possui cada item e que por isso desperdiça tanto.

Outra forma de reduzir o consumo é reduzir o seu uso de água, demorando menos no banho, varrendo a calçada ao invés de lavar e desligando a torneira ao escovar os dentes. Em seguida, reduza seu consumo de energia desligando os eletros quando não estiver em uso, desligar o computador quando sair do escritório. Lembrando que a redução dos resíduos vem junto com os cuidados com as reduções no consumo de água, energia e combustíveis. Reduzir é ótimo para a vida do planeta!

Reaproveitar

É dar novo uso a um material que já foi usado. Muitas vezes nos desfazemos ou jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Boa parte dos nossos resíduos pode ser reaproveitado de várias maneiras. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria-prima empregada. Sem contar que se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.

Assim como na redução basta refletir sobre os materiais que manuseamos no nosso dia-a-dia. Aí surge o uso dos dois lados do papel, a utilização de potes diversos para guardar sobras de alimentos na geladeira, latas que viram porta-lápis e etc. Use a imaginação, pois ela não tem limite.

Reciclar

Ministério da Saúde Coleta Seletiva

Sabemos que reciclar é transformar de modo artesanal ou industrial um produto usado em um novo produto, semelhante ou diferente do original. Esta transformação deve ser química ou física. Os benefícios da reciclagem são muitos, iniciando pela economia de matéria-prima, de energia e de água, eliminando assim a necessidade de extrair novos recursos naturais, onde usa a matéria-prima que já foi gerada e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.

A reciclagem é o conceito mais promissor e o fato mais importante que surgiu no setor de meio ambiente nos últimos anos. Visto de forma pragmática, é a forma de conciliar as tendências mundiais de globalização, que embute a tendência de universalização da sociedade de consumo e, por via de consequência, a ampliação da geração de resíduos, com a atividade econômica do processamento de resíduos.