6 ideias criativas para reciclar roupas e reaproveitar os materiais

1.204 Visualizações
miflippo / iStock / Getty Images Plus A reciclagem e o  reaproveitamento de roupas pode ser essencial para economia do bolso e para um consumo mais sustentável.

Com as grandes tendências impostas pelo consumismo desenfreado dos dias atuais, se torna cada vez mais necessário ressaltar a importância de reaproveitar e reciclar roupas e materiais. Desse modo, é possível contribuir para um consumo sustentável e mais consciente, de modo a construir um mundo melhor a cada dia.

Você pode nem imaginar, mas todas as peças de roupa que estão no seu guarda-roupa e você não usa mais podem ser transformadas para ganhar uma nova utilidade, sem que elas precisem ser descartadas ou substituídas por uma nova. E isso tem outra grande vantagem, que é a economia para o seu bolso!

6 ideias para reciclar roupas

Colcha de retalhos

Se você tem várias peças de roupa que não podem mais ser usadas porque já estão furadas ou rasgadas, uma dica excelente é cortar quadrados dessas peças e criar uma linda colcha de retalhos — que poderá ser usada na sua cama ou até mesmo como uma manta para o seu sofá. Além de ser uma ideia muito barata, já que você não vai gastar quase nada, é também extremamente original, pois ninguém vai ter uma colcha igual à sua.

Pense em utilidades novas

Nem sempre é possível reaproveitar uma peça de roupa usando-a como uma nova roupa, mas isso não significa que ela precisa ser jogada fora. Uma maneira diferente de utilizar seus retalhos é dando uma nova utilidade a eles: pegue um pedaço de papelão e corte em formato de um círculo um pouco maior do que o fundo de uma panela. Em seguida, pegue a peça de roupa que você não usa mais e encape esse círculo de papelão. Pronto: você tem um apoio de panelas!

Transforme objetos

Além do apoio de panelas, existem outras infinitas possibilidades para você fazer a reciclagem de roupas. Uma ideia é usar uma blusa estampada, por exemplo, para encapar a moldura de um quadro ou de um espelho, dando um novo visual e deixando os seus ambientes mais alegres.

Coloque apliques

Sabe aquela camiseta que você adora, mas que já está manchada ou rasgada? Você pode customizá-la com um aplique de um bordado e continuar usando-a normalmente, com uma cara nova!

Jeans customizado

Sua calça jeans rasgou acidentalmente? Aproveite a oportunidade para fazer mais alguns desfiados e usar a roupa de uma maneira descolada e que está em alta no momento. Se preferir, você também pode usar a ideia do aplique na sua calça jeans, já que as calças com bordados também são tendência.

Faça bolsas

Outra possibilidade de transformação para aquela calça jeans que você não usa mais é fazer dela uma linda bolsa. Para isso, basta cortar as pernas da calça, deixando apenas a parte do cós. Em seguida, costure a parte de baixo, coloque um zíper e customize as alças.