Imagine usar uma camiseta sabendo que, quando ela não lhe servir mais, você poderá jogá-la na natureza, que ela desaparecerá sem deixar nenhum vestígio.

 

Essa é a proposta da startup londrina Vollebak, que está produzindo camisetas totalmente degradáveis. O tecido é feito à base de vegetais e algas e até mesmo a tinta da estampa é biodegradável. A empresa garante que, ao ser enterrada ou destinada para a compostagem, a camiseta desaparece em três meses.

A matéria-prima utilizada para a produção das peças é o eucalipto de florestas sustentáveis, com certificação FSC e PEFC. O tecido é composto por 70% de fibra de árvore e 30% de linho das plantas e a linha utilizada para a costura é feita com fio de algodão reciclado.

A estampa é impressa com tinta de algas, um pigmento natural bastante sensível que oxida ao entrar em contato com o ar. Isso significa que o verde da estampa vai mudando de cor com o decorrer do tempo, até desaparecer. Por este motivo, a recomendação do fabricante é que a peça seja lavada à mão e em água fria.

Algumas pessoas se perguntam se a camiseta corre o risco de desaparecer com o uso contínuo. Segundo a Vollebak isso não acontece, porque a peça só começará a se degradar quando for enterrada ou colocada em uma composteira, já que ela necessita de fungos, bactérias e do calor da terra para iniciar o processo de decomposição.

A startup está no mercado há cinco anos e foi fundada pelos gêmeos Nick e Steve Tidbal. Os dois já ganharam prêmios por outras criações, como a jaqueta de corrida que armazena energia solar para depois brilhar no escuro. As invenções dos irmãos Tidbal podem ser vistas no site da Vollebak.

A camiseta biodegradável está disponível na loja do site por 110 dólares e pode ser adquirida de qualquer lugar do mundo.