Após ser adiado em decorrência da pandemia, o Rock In Rio retorna ao Rio de Janeiro em 2022 com mais uma edição trazendo diversas iniciativas sustentáveis incluindo um novo palco principal com estrutura feita de aço reciclado e reutilizável, zero desperdício alimentar, ingressos virtuais ao invés de papel e pulseiras e muito mais.

A sustentabilidade não é novidade para o Rock in Rio. Há 20 anos o festival desenvolve o projeto “Rock In Rio Por Um Mundo Melhor” que propõe uma visão sustentável em todas as ações do evento.

Dessa forma, tornou-se o primeiro grande evento de música do mundo a compensar sua Pegada Carbônica (há 15 anos) e ter obtido a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis.

Além disso, o festival já conseguiu reduzir 62% do consumo de combustível em sua produção, mesmo tendo dobrado de tamanho, alcançou lixo zero nas edições de Lisboa e reciclou 80% do resíduos produzidos nas edições do Rio de Janeiro, com a separação de resíduos por catadores rendendo em média R$50.000 por edição para as cooperativas de catadores.

Ano passado, o festival assumiu publicamente o compromisso de ir ainda mais longe em sua missão de promover impactos positivos no planeta, estabelecendo metas de sustentabilidade a serem atingidas até 2030 e que estão alinhadas aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os compromissos do festival consistem em capacitar 100.000 pessoas; tornar-se lixo zero em todas as edições (0% de lixo em aterro); zerar o desperdício alimentar; envolver 100% dos stakeholders, que são os grupos interessados pelas ações sustentáveis do Rock In Rio, na sua política de sustentabilidade; ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural; e garantir que 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock tenham condições de segurança, saúde e bem estar adequadas.

“Desde 1985 que o festival assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar. Hoje, queremos ir ainda mais longe naquilo que entendemos ser a responsabilidade de cada um de nós, e, ao tornar públicas essas metas, provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público”, disse Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Em 2022, o festival retorna com um palco feito 100% de aço reutilizado, pesando 200 toneladas, o que equivale a 200 carros. Por ser reciclável, a estrutura poderá ser reaproveitada após o fim do evento, gerando zero desperdício.

Foto: Rock In Rio

Além do novo palco, pulseiras e ingressos físicos serão substituídos por ingressos virtuais e todos os papéis serão digitalizados, gerando menos resíduos.

“Para cada edição definiremos metas intermediárias – passos para alcançarmos as metas de 2030, suportados pelo nosso Plano de Sustentabilidade onde reuniremos as ações que nos comprometemos a implementar. Este Plano é distribuído por todos os nossos parceiros e estará, também, disponível no nosso site, assim como a Política de Sustentabilidade e outras ferramentas às quais todos podem ter acesso para se inspirarem nos seus projetos e dia a dia”, explica Dora Palma, Gerente de Sustentabilidade do Rock in Rio.

O Rock In Rio acontecerá nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro e já tem todos os ingressos esgotados. Saiba mais sobre as ações sustentáveis no YouTube e no site do festival.

***

Tem interesse em saber mais sobre meio ambiente e sustentabilidade? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça bate-papos com profissionais especialistas no tema.

Fontes: Rock In Rio | Veja Rio