As Olimpíadas de Paris 2024 estão se preparando para serem um marco de sustentabilidade, mas uma decisão em particular está gerando debates entre atletas e equipes técnicas: a ausência de ar-condicionado na vila olímpica. 

Com o verão no hemisfério norte se aproximando, as equipes estão buscando soluções para enfrentar as altas temperaturas durante o evento esportivo mais esperado do mundo.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, expressou o desejo de que os Jogos de Paris fossem exemplares do ponto de vista ambiental, mas a falta de ar-condicionado na vila olímpica levantou preocupações sobre o conforto dos atletas em meio ao calor do verão. 

Embora os organizadores tenham implementado medidas para reduzir a temperatura interna, muitas delegações estão optando por instalar ar-condicionado portátil em seus alojamentos para garantir o bem-estar de seus atletas.

Qual a sua opinião? As Olimpíadas de Paris devem abolir o ar condicionado dos atletas?

As altas temperaturas registradas nos últimos anos na região de Paris, juntamente com previsões de ondas de calor durante o período dos Jogos, levaram algumas equipes a tomar medidas extras para proteger seus atletas. 

A equipe australiana, por exemplo, planeja investir em ar-condicionado portátil, mesmo reconhecendo a importância de minimizar a pegada de carbono do evento.

Enquanto os organizadores das Olimpíadas oferecem uma lista de equipamentos de aluguel para aqueles que desejam adicionar ar-condicionado às suas acomodações, as preocupações com o conforto dos atletas permanecem. 

Matt Carroll, CEO do Comitê Olímpico Australiano, enfatizou a necessidade de garantir que os atletas possam descansar adequadamente, especialmente durante o dia, quando as temperaturas estarão mais altas devido aos eventos noturnos.

Embora Paris 2024 esteja comprometida com a sustentabilidade, o equilíbrio entre conforto e responsabilidade ambiental continua sendo um desafio. Com a busca por soluções criativas e sustentáveis, espera-se que os atletas possam competir no maior evento esportivo do mundo com segurança e conforto.

Com informações de Um Só Planeta