Divulgação Netflix

“Estamos tentando dizer a vocês que todo o planeta está prestes a ser destruído”, disse a estudante de doutorado representada pela atriz Jennifer Lawrence no filme “Don’t Look Up” (em português “Não olhe pra cima”, disponível na Netflix).

A obra é uma parábola velada sobre a crise climática e o fracasso do governo em agir e vem inspirando uma ampla discussão, não apenas sobre a forma como tratamos o meio ambiente, mas a melhor maneira de comunicar sua urgência à medida que o prazo de 2030 para cortes rápidos de emissões se aproxima.

E, atentos à repercussão do filme e ao potencial de mobilização em torno do tema, os produtores de “Don’t Look Up”, lançaram em parceria com a ONG Count Us In uma plataforma cuja missão é bastante nobre: inspirar 1 bilhão de cidadãos a reduzir significativamente sua poluição por carbono e desafiar os líderes a promover mudanças globais ousadas.

Fazendo mudanças que importam

Count Us In

A plataforma disponibiliza os chamados 16 Passos, que foram selecionados por especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com base em 3 critérios: impacto em sua poluição de carbono pessoal, seu poder de influenciar líderes e sua capacidade de envolver todos.

O grande feito do projeto é que qualquer um de nós pode participar de forma gratuita. Basta fazer um cadastro, escolher uma etapa, decidir um nível de compromisso que funcione para você e experimentá-la por por dois meses para ver como você se sai. Depois você pode relatar e acompanhar o progresso.

O site lista uma série de dicas para ajudar a concluir esses passos, por exemplo, expandir o assunto para amigos e familiares, optar por fontes de energia renováveis, comer mais vegetais para reduzir o consumo de carne, viajar com mais consciência e, claro, cobrar dos políticos ações contra a crise climática.

Até agora, a campanha que está mobilizando centenas de pessoas de forma voluntária já poupou a emissão de mais de 115.246.451kg de CO2. Em todo o mundo, organizações e grupos estão se inscrevendo para inspirar suas comunidades com as informações e o apoio de que precisam para se envolver.

Quando olhadas de forma isolada, nossas ações podem parecer insignificantes. Mas, se agirmos em conjunto, a maneira como decidimos nos alimentar, viajar, cuidar de nossas casas, votar, e nos comunicar pode induzir positivamente nossos líderes e gerar mudanças em escala global. Essa é a proposta da plataforma! Acesse, comece a mudar o mundo a partir de suas ações individuais e compartilhe com seus amigos!

Fontes: DW | Count Us In | Green Queen