A iniciativa da Toast Ale visa combater o desperdício desses alimentos, que teriam como destino o lixo

No Reino Unido uma fabricante de cerveja vem utilizando ingredientes inusitados para combater o desperdício de alimentos. Conhecida como a cerveja “zero desperdício” a Toast Ale buscou inspiração em uma fórmula antiga, utilizada há mais de 4 mil anos na Babilônia, que é a de incluir o pão na produção de cerveja artesanal.

A ideia do criador da Toast Ale, Rob Wilson, era encontrar uma solução para o desperdício de pães no Reino Unido, onde 44% de toda a produção vai para o lixo. A ideia inusitada também se demonstrou bastante lucrativa, tendo em vista que em 2016 a empresa faturou mais de um milhão de libras.

Para fazer a cerveja, a Toast Ale substitui parte do malte da fermentação por pão, extraindo amidos e dividindo-os em açúcares fermentáveis. Estima-se que cada garrafa tenha o equivalente a uma fatia de pão.

Agora, a ideia é reaproveitar abóboras

Além de combater o desperdício de pães a Toast Ale assumiu um novo desafio: contribuir no combate ao desperdício de abóboras. A cervejaria firmou parceria com a Hubbub e com a Gleaning Network, que coletará as polpas de abóboras para a produção da nova bebida.  Estima-se que, por conta do Halloween, cerca de 8 milhões de abóboras tenham as suas polpas retiradas para fazer fazer a assustadora jack-o’-lantern (Jack da Lanterna), que é a abóbora iluminada usada para enfeitar as casas no Dia das Bruxas.

Chamada de Dubbel Dubbel Toil and Trouble, a cerveja de abóbora segue o estilo belga e levará em sua composição, além da abóbora, o pão, que será adquirido pela National Bakery School.

A cerveja de abóbora está sendo fabricada desde o dia quatro de novembro e será lançada em seis bares de Londres a partir do dia 28 de novembro, quando se comemora a ação de graças. A renda obtida com esta cerveja será enviada para a Hubbub para ajudar no combate ao desperdício de alimentos.

Quem não estará em Londres nesta data, certamente não conseguirá provar a cerveja de abóbora. Mas a empresa disponibilizou em seu site a receita da cerveja, que pode ser reproduzida livremente pelos cervejeiros de plantão. Há quem prefira receitas com abóbora. Neste caso, basta acessar o site da Hubbub onde há dicas de pratos deliciosos onde o ingrediente principal é a abóbora.