Uma nova era para os direitos dos animais começa em Brasília com a inauguração da primeira Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais do país. Essa iniciativa pioneira, criada pelo governo do Distrito Federal em parceria com a Polícia Civil, visa combater e investigar atos de maus-tratos, crueldade, negligência e abandono de animais domésticos e silvestres.

Localizada no Complexo da Polícia Civil, próxima ao Parque da Cidade e ao Sudoeste, a delegacia tem uma equipe dedicada composta por seis servidores, incluindo um delegado, um escrivão e quatro agentes, com planos de aumentar para 11 funcionários no futuro.

O delegado-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, afirmou que a criação da delegacia atende a uma demanda da população, refletindo a preocupação crescente com a proteção dos animais. A implantação da delegacia é recebida com entusiasmo por entidades protetoras de animais, que há muito tempo buscavam uma maior punição para agressores.

Regina Corvello, da ONG SOS Pets Brasil, descreve a importância da iniciativa ao lidar diariamente com situações de abandono e maus-tratos a animais de rua. Ela vê a delegacia como um grande incentivo para coibir os crimes contra os animais e proteger aqueles que lutam por sua segurança.

Elaine Monteiro Mariz Campos, protetora independente de animais, vê na nova delegacia uma oportunidade não apenas para reprimir e investigar crimes, mas também para garantir a segurança dos defensores dos direitos dos animais, que frequentemente enfrentam situações perigosas ao resgatar animais em situação de risco.

A população pode contribuir no combate a crimes contra animais no Distrito Federal através do Denúncia Online, pelo telefone 197, ou por mensagens e fotos no WhatsApp (61) 98626-1197 e e-mail, com a opção de denúncias anônimas. A nova delegacia representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos animais e no combate a abusos e maus-tratos.

Com informações da Agência Brasil.