Espaço foi criado devido aos altos níveis de poluição no ar da cidade

Os moradores da capital da Índia, Nova Déli, há anos sofrem com o ar poluído. Em novembro do ano passado os níveis de poluição subiram tanto que as autoridades declararam estado de emergência, desviando aviões, forçando o fechamento de escolas e limitando o número de carros nas ruas.

E não é de hoje que a cidade enfrenta esse problema. Com uma população de quase 20 milhões de habitantes, Nova Déli sofre com as emissões de poluentes provocadas pelo grande número de veículos, pela atividade industrial e, principalmente, pelas queimadas nas regiões agrícolas. E por conta dessa péssima qualidade do ar, mais de 2 milhões de crianças que vivem na cidade sofrem de danos irreversíveis nos pulmões.

A Organização Mundial da Saúde informou que 11 das 12 cidades mais poluídas do mundo estavam na Índia. A Comissão Lancet sobre poluição e saúde constatou que, em 2015, houve 9 milhões de mortes prematuras decorrentes da poluição do ar em todo o mundo. A Índia foi o país que mais sofreu, com mais de 2,5 milhões dessas mortes, de acordo com um jornal local The Hindu.

De olho neste cenário, o empresário Aryavir Kumar abriu um bar na cidade onde as pessoas vão, não para beber, mas para tomar um “sopro” do mais puro oxigênio. O local, chamado OxyPure é pequeno e chega a acomodar de quatro a cinco pessoas por vez. O oxigênio fornecido aos clientes vem acompanhado por óleos aromáticos e são colocados em garrafas, com líquidos de cores diferentes, presas a uma mesa. Os líquidos borbulham constantemente, lembrando um grande tubo de ensaio de um laboratório de ciências. A experiência custa de 150 a 500 rúpias, cerca de 9 a 30 reais, para 15 minutos de oxigênio puro.

Benefícios

De acordo com a empresa, o espaço oferece aos visitantes a oportunidade de parar por um momento no seu dia para se reabastecer com ar puro. Além disso, eles garantem que, após a pausa para o oxigênio, o cliente voltará para as suas atividades com mais vigor e energia.

Associado ao oxigênio, o OxyPure oferece uma lista de óleos essenciais com a explicação de cada um de seus benefícios. A lavanda, por exemplo, ajuda a reduzir dores de cabeça, o hortelã melhora o apetite, e assim por diante. O fundador do bar, Aryavir Kumar, explica que o objetivo do espaço não é curar doenças, mas apenas oferecer um momento de relaxamento e ar puro, que é o que os moradores de Nova Déli mais precisam.

Foto: Divulgação