Aplicativo do Ministério da Saúde traz todas as informações sobre o coronavírus, disponível tanto para sistema Android quanto iOS

Para auxiliar a população brasileira a enfrentar a epidemia global de coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para celular. Disponível tanto para sistema Android quanto iOS, o app mostra as unidades de saúde pública mais próximas do usuário, informações sobre tratamento, o que é o coronavírus, quais são os sintomas, e como ele se transmite.

Além disso, se a pessoa estiver se sentindo mal, ela pode preencher um questionário rápido para verificar se ela se enquadra na definição de um possível caso de infecção pelo coronavírus e indicando a procura da unidade de saúde mais próxima.

Além disso, o aplicativo permite acompanhar as notícias e informações mais recentes do Ministério da Saúde sobre a doença e a situação dela no Brasil.

Para baixar é bem simples. Basta acessar este link para quem utiliza o sistema Android ou este link para quem utiliza o sistema iOS.

Kits para teste

Além do aplicativo, o Ministério da Saúde informou que já distribuiu 30 mil kits para teste diagnóstico (protocolo de Berlim) específico para o COVID-19. Gradativamente, o exame será aplicado em todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) do País.

O laboratório de Biomanguinhos, vinculado à Fiocruz no Rio de Janeiro, já iniciou a produção e distribuição dos testes. Até o momento, 10 mil kits de diagnóstico aos LACENs foram distribuídos aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, contemplando todas as regiões do País.

“Esses estados serão os primeiros que passarão a realizar os testes e, dentro de 20 dias, teremos todos os laboratórios centrais do Brasil realizando o teste específico para o coronavírus. Temos que ampliar a vigilância. Estamos capacitando os estados e, desta forma, teremos mais capacidade de realizar os testes. Estamos ampliando principalmente porque estamos entrando no período de sazonalidade das doenças respiratórias”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

O Ministério da Saúde orienta que em caso de viagem para locais com casos confirmados de circulação ativa de coronavírus, é preciso ficar atento às condições de saúde, reforçando os hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Em caso de sintomas, como febre, tosse ou dificuldade de respirar, o Ministério da Saúde orienta a procurar uma unidade de saúde e informar histórico de viagem.