Saiba quais são as aranhas mais perigosas do mundo

2.087 views
foto de aranha em cima da teia
Existem diversos tipos de aranhas venenosas em todo o mundo, a principal é conhecida como aranha-de-pés-pretos, nativas do sul dos Estados Unidos.

As aranhas são animais que fazem parte da família dos aracnídeos, da qual também estão incluídos os carrapatos, ácaros e escorpiões. Grande parte delas é inofensiva, como as que vemos frequentemente nas paredes das casas. Outras, entretanto, são venenosas — sendo que, em alguns casos, esse veneno é fatal com apenas uma picada.

É claro que esse tipo de aranha mortal não é tão comum, e diversos venenos provocam apenas mal-estar, dor de cabeça e enjoos. Mas caso você esteja prestes a viajar para algum lugar com maior incidência de aracnídeos, ou só esteja curioso e queira se precaver, fique atento para conhecer algumas das aranhas mais perigosas do mundo:

Quais são as 8 aranhas mais perigosas do mundo?

Aranha-de-pés-pretos

Como o nome indica, as patas escurecidas são uma das caraterísticas desta espécie, que vive exclusivamente no sul dos Estados Unidos. Outra característica desta aranha é a grande quantidade de veneno que elas carregam. Felizmente, a maioria das suas picadas não ocasiona nenhuma complicação séria em seres humanos, mas podem levar à necrose.

Aranha-de-ratos

Nativas da Austrália, essas aranhas não são agressivas, mas podem atacar e possuem um veneno poderoso. A boa notícia é que muitas de suas picadas não liberam nenhum veneno, servindo apenas como um aviso.

Aranha marrom

Aranhas marrons são um grupo que abriga até 30 espécies, todas muito perigosas. A que requer mais cuidado entre elas é a aranha marrom reclusa, que vive na América do Norte, geralmente em locais úmidos e escuros. Em geral, elas atacam apenas quando são ameaçadas. Seu veneno é forte e pode provocar uma série de reações, como vermelhidão, dor intensa, febre, tremores e vômito. Todavia, seu veneno age de forma lenta em comparação ao de outras aranhas, o que facilita a chance de tratamento antes que surjam mais complicações.

Aranha chinesa

Assim como as marrons, as aranhas chinesas são um grupo de insetos que podem ser encontrados no sul da Ásia. Elas são grandes, normalmente ultrapassando os 10 cm de largura, e seu veneno pode matar pequenos mamíferos, incluindo bebês humanos.

Aranha-teia-de-funil

Também nativa australiana, esta aranha possui um veneno que em pequenas quantidades traz sintomas iguais aos da marrom reclusa. Em grandes quantidades, porém, ele pode levar a um infarto ou estado de coma.

Aranha-das-costas-vermelhas

Esta é mais uma espécie que vive na Austrália, sendo facilmente confundidas com as viúvas-negras. São fatais especialmente para crianças e idosos, e costumam viver em áreas secas surgindo com maior frequência durante o verão.

Viúva Negra

Famosa por causar muitas mortes, as viúvas negras são encontradas mais facilmente nos Estados Unidos (mas podem viver em qualquer parte das Américas, inclusive no Brasil) e são majoritariamente pretas, com manchas vermelhas em forma de ampulheta.

Aranha armadeira brasileira

Segundo o Guiness Book, armadeiras são as aranhas mais perigosas do mundo — e a brasileira é justamente a pior da espécie. Ela costuma ser bem agressiva, e seu veneno é muito eficaz, mas precisa ser injetado em grande quantidade para afetar uma pessoa. No Brasil há milhares de casos de picadas, mas poucos resultaram em morte, graças a bons antídotos.

Imagem: istock.com / cegli