Saiba o que é paisagem urbana e paisagem rural

48.678 views
© Depositphotos.com / rabbit75 Cidade.

Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar, são os componentes das paisagens urbanas. Neste local o clima difere consideravelmente do ambiente natural, pois existe uma maior concentração de poluentes, o que pode provocar diversas doenças à população. Já na paisagem rural este problema não existe. Por conter maior número de áreas verdes bem arborizadas, as árvores conseguem sequestrar carbono e liberar maior quantidade de oxigênio na atmosfera. Mas além desses fatores, existem outras diferenças entre essas paisagens.

Na paisagem urbana, com o crescimento populacional das cidades e a falta de um planejamento urbano, a construção de edifícios foi a solução para abrigar o maior número de pessoas pelos centros urbanos. Porém, isso trouxe consequências não tão agradáveis. Um grande número de árvores foram derrubadas para dar lugar aos prédios e residências.

Entretanto, projetos de revitalização e planejamento urbano têm sido trabalhados nessas regiões para conseguir harmonizar o espaço entre as pessoas e os elementos da natureza os quais auxiliam no bem estar da população. Na paisagem urbana existem muitos benefícios proporcionados pela arborização, como a sombra, proteção contra os ventos, absorção de raios solares, da poluição atmosférica.

Uma das alternativas para valorizar a paisagem urbana é o plantio de árvores e a inserção de figuras da paisagem rural como pequenas vegetações, parques, lagos, os quais aproximam as pessoas da realidade já encontrada nos sítios e áreas verdes onde a paisagem rural impera.

© Depositphotos.com / a393978551 Paisagem do campo.

Na paisagem rural, também encontrada nas grandes cidades, é comum observar as unidades que lembram áreas verdes com um grande número de espécies de plantas nativas da Mata Atlântica como ipê, carvalho, jabuticabeira. Portanto, existem muitas diferenças entre a paisagem das cidades e a paisagem que lembra o campo, mas já é possível perceber que esses componentes da paisagem rural são necessários para harmonizar a vida nos grandes centros urbanos.