Regiões Sul e Sudeste devem receber frentes frias nas próximas semanas

483 views
Temperatura em São Paulo
Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, as cidades de São Paulo e Porto Alegre têm registrado as temperaturas mais altas dos últimos 71 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz medições desde 1943. No entanto, o Climatempo, portal brasileiro que executa simulações atmosféricas, informou que as ondas de calor que atingem as regiões Sul e Sudeste do Brasil deverão perder força na próxima semana.

Enquanto isso, na última terça-feira, dia 4 de fevereiro, os termômetros do Rio de Janeiro marcaram 40,8°C, com sensação térmica de 57°C, conforme dados do Inmet e Alerta Rio, sistema de medições da prefeitura. Já a cidade paranaense de Curitiba sofreu com as mais altas temperaturas atingidas em 29 anos, alcançando os 35°C em 31 de janeiro e 35,2° ontem, dia 6 de fevereiro.

Segundo o Climatempo, uma frente fria deve amenizar as condições climáticas no Sul do País entre os dias 13 e 15 deste mês, devido ao rompimento do bloqueio atmosférico. Os efeitos dessa mudança ainda não serão sentidos no Sudeste, região que receberá uma segunda frente fria a partir do dia 17 de fevereiro. Contudo, o portal indica que as chuvas poderão apresentar médias abaixo do esperado para este período.