Peixes de aquário despejados em rios estão virando mutantes

845 views
Imagem: Freshwater Fish Group & Fish Health Unit Os peixes de aquário liberados em rios comprometem o ecossistema local.

Na Austrália, peixes de aquário que estão sendo jogados em rios acabam crescendo até 10 vezes mais que o tamanho normal, prejudicando o ecossistema natural e podendo levar os peixes nativos à extinção, já que liberam parasitas e doenças que contaminam as espécies locais.

Segundo o Departamento de Parques e Vida Selvagem da Austrália Ocidental, foram encontrados um peixinho dourado, que tem em média 100g, com 2 kg, e uma carpa koi com 8 kg.

Pelo menos 13 espécies de peixe foram introduzidas no sul da Austrália Ocidental.

Uma pesquisa realizada por David Morgan e Stephen Beatty, do Centro de Pesquisas de Peixes e Pescas da Universidade de Murdoch, descobriu que pelo menos 13 espécies de peixe tinham sido introduzidas no sul da Austrália Ocidental.

De acordo com David, os donos de peixes precisam ter consciência dos efeitos da liberação de seus animais de estimação na vida selvagem. “Vários desses peixes são muito maiores do que os peixes nativos, por isso eles os atacam e competem pelo território”, destaca o pesquisador.