Você já parou para pensar de onde vêm os alimentos que você consome? Como e onde, eles foram produzidos ou plantados? Pois é, devido à correria do dia a dia, e a imensa lista de atividades que temos, muitas vezes não nos importamos com questões como esta. E a agricultura orgânica, que antes de tudo, está relacionada ao desenvolvimento sustentável, acredita que a lavoura deve ser pura desde o tratamento da terra até a colheita.
Afinal, o que é agricultura orgânica? O termo designa uma produção limpa e natural de alimentos e outros vegetais, sem a adição de produtos químicos como pesticidas, fertilizantes, agrotóxicos em geral, entre outros. Além disso, a agricultura orgânica segue os princípios sustentáveis, de forma que a produção entre em equilíbrio com o meio ambiente em um processo sem prejuízos para ambas as partes.
Principais características da Agricultura Orgânica:
• Produzir de forma pura e natural;
• Não utilizar substâncias prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana;
• Ter produção responsável e usar de forma equilibrada o solo, a água e todos os recursos naturais;
• O controle de pragas deve ser feito com medidas preventivas e substâncias naturais;
• Promover ideais que auxiliem a agricultura e os agricultores, bem como o consumo mais natural para toda a população.
Com princípios que visam todas as etapas de sua produção e desenvolvimento, a agricultura orgânica é um excelente exemplo de sustentabilidade, em que o consumo é feito de forma responsável e todas as ações são tomadas de acordo com o equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade.
Além de respeitar o meio ambiente, os alimentos produzidos através da agricultura orgânica são muito saudáveis. Que tal começar hoje mesmo e fazer uma horta na sua casa seguindo estes princípios? Se preferir, alguns mercados também já vendem frutas e legumes orgânicos.